A Maserati vai introduzir 13 novos modelos até 2024 para relançar a marca e todos terão versões elétricas. A ofensiva arranca com o supercarro MC20 e inclui um pequeno SUV, Grecale, baseado no Alfa Romeo Stelvio.
A Maserati delineou um ousado plano de relançamento como marca de carros desportivos de luxos que prevê a introdução de 13 novos modelos e todos eles com versões elétricas.
O plano de relançamento começou com a estreia mundial do supercarro MC20, que servirá de modelo referência para o futuro a longo prazo da marca do tridente.
A própria imagem da marca desportiva italiana também recebeu uma atualização, estreada igualmente no supercarro MC20.
Lançado com motor V6 biturbo de de 621 cv, o novo superdesportivo também terá uma versão elétrica e todos os novos modelos da Maserati lançados a partir de agora contarão com uma versão eletrificada.
Os modelos elétricos da Maserati vão começar a chegar em 2022 e todos receberão a designação Folgore, que significa relâmpago em italiano.
LEIA TAMBÉM
Maserati reforça coleção Trofeo com Ghibli e Quattroporte
Todos os veículos elétricos terão uma configuração de três motores elétricos: um deles estará localizado no eixo dianteiro e os restantes dois no traseiro. Isso permitirá a tracção integral e a vectorização de binário, podendo a potência ser ajustada em cada eixo, dependendo da tração.
O sistema elétrico utilizará tecnologia de 800V para permitir potências de carga até 300 kW, com inversores de carboneto de silício. Utilizada nas linhas motrizes do monologares de Fórmula 1 e Fórmula E, esta solução - segundo a Maserati - oferece uma maior eficiência e uma maior autonomia.
Ofensiva de produto
A ofensiva de produto da Maserati arranca no próximo ano com o novo MC20, seguindo-se o novo pequeno SUV Grecale, baseado no Alfa Romeo Stelvio, sendo também produzido na mesma linha de montagem.
Os novos GranTurismo e GranCabrio também serão revelados em 2021, estando previstas as versões elétricas de ambos para 2022.
Os veículos serão desenvolvidos em Modena e produzidos na fábrica de Turim. As versões elétricas do MC20 e do Grecale SUV também deverão surgir nesse ano.
Até 2023 chegará o novo Quattroporte com variantes de combustão e elétricas. Seguir-se-á a nova geração do SUV Levante, que também estará disponível com motorizações de combustão e elétricas.