Superdesportivo MC20 já tem motor. Maserati apresenta o Nettuno

A preparar o seu próximo superdesportivo em muitos anos, a Maserati acaba de dar a conhecer o motor que o impulsionará, a que foi dado o nome de Nettuno.

A preparar o seu próximo superdesportivo em muitos anos, a Maserati acaba de dar a conhecer o motor que impulsionará o MC20. Denominado Nettuno, trata-se um V6 3.0 litros biturbo totalmente novo, que a marca diz ser 100% made in Modena, e que, no futuro, irá substituir, também noutros modelos, o V8 de origem Ferrari.

Superdesportivo com apresentação mundial agendada para setembro, o Maserati MC20 receberá, assim, um motor V6 concebido de raiz, nas instalações da marca do tridente, em Modena. Mais concretamente, no Maserati Innovation Lab, em Via Emilia Ovest, e nos workshops de Via Delle Nazioni, a histórica base da Maserati Corse. Com o fabrico a ter lugar no Engine Hub, situado na Viale Ciro Menotti.

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Sobre a nova unidade propulsora propriamente dita, adopta, segundo revela agora a Maserati, uma arquitetura de 6 cilindros em V a 90°, com 3,0 litros de capacidade e dois turbocompressores, e conta com lubrificação por cárter seco - solução clássica em automóveis superdesportivos.

Este V6 oferece uma potência de 630 cv às 7500 rpm e um binário máximo de 730 Nm, a partir das 3000 rpm. Culminando com uma potência específica de 210 cv/l, a que acresce uma taxa de compressão de 11:1, com um diâmetro de 82 mm e curso de 88 mm.

O novo motor Nettuno da Maserati

No entanto e na base deste Nettuno da Maserati, está um inovador sistema de pré-câmara de combustão, posicionada entre o elétrodo central e a câmara de combustão tradicional, a que se somam duas velas de ignição, uma das quais em posição lateral. Sendo esta uma tecnologia desenvolvida para a Fórmula 1, e que, a partir de agora, passa a estar também disponível, num motor destinado a um automóvel de estrada.

Outro dos atributos deste bloco, é o duplo sistema de injecção direta e indireta, que, acoplado à pressão de alimentação de combustível a 350 bar, procura reduzir o ruído a baixo regime, baixar as emissões e melhorar o consumo.

Novidade completa, este novo V6 a 90 graus será utilizado, pela primeira vez, no superdesportivo MC20, modelo que, promete ainda a Maserati, conduzirá a marca de Modena, de regresso ao mundo da competição.