A Maserati está a trabalhar no desenvolvimento de um novo motor V6 biturbo de 3,0 litros para substituir o bloco V8 da Ferrari. O novo propulsor vai equipar os novos modelos da marca italiana, incluindo o desportivo MC20, que chega em setembro.
A Maserati está a desenvolver um novo motor biturbo V6 de três litros com 542 cv que se destina a substituir o bloco V8 da Ferrari. Após a estreia no desportivo com motor central MC20, que deverá chegar em setembro, o novo propulsor irá equipar mais três modelos da marca do tridente.
Além do já referido MC20, o novo bloco V6 irá ser introduzidos nos sucessores do Granturismo e Grancabrio, assim como de um crossover mais pequeno que se irá posicionar abaixo do Levante. Neste último motor, o V6 irá debitar 523 cv em vez dos 542 cv dos modelos desportivos.
LEIA TAMBÉM
Aston Martin e Maserati com a C. Santos VP
O novo V6 da Maserati irá receber algum nível de eletrificação para oferecer alguns modos de assistência elétrica. Este biturbo também irá receber uma tecnologia denominada ignição de jacto turbulento. O sistema utiliza o espaço ocupado geralmente pela vela de ignição para criar uma câmara ultra-limpa de combustão.
Um dispositivo semelhante já foi fornecido pela Mahle à equipa de Fórmula 1 da Ferrari e destina-se a aumentar a eficiência e a reduzir as emissões.
A Maserati irá lançar vários modelos no próximo ano. Em meados de julho chega o renovado Ghibli, que terá uma linha motriz híbrida, seguindo-se as versões renovadas do Levante e do Quattroporte. O MC20 será apresentado em setembro e no próximo ano vai chegar um crossover mais pequeno, que ainda não tem designação oficial.