Maserati. Superdesportivo MC20 assinala início de nova era

Após as primeiras imagens do Maserati MC20 já está disponível a informação completa sobre o novo superdesportivo da marca italiana.

Após as primeiras imagens do Maserati MC20 já está disponível a informação completa sobre o novo superdesportivo da marca italiana. As prestações desportivas não comprometeram um ambiente luxuoso num habitáculo orientado para o condutor.

Uma das novidades mais aguardadas era o lançamento do Maserati MC20, um superdesportivo que combina performance, linhas desportivas e luxo com o estilo da marca do tridente.

O sucessor do MC12 veio corresponder às expetativas dos inúmeros fãs das Maserati. Com linhas aprimoradas a nível aerodinâmico e equipado com o novo motor Nettuno - um V6 de 630 cv e um binário de 730 Nm - o novo MC20 promete prestações desportivas de cortar a respiração.

As portas em asa de borboleta são um dos traços distintivos do Maserati MC20
As portas em asa de borboleta são um dos traços distintivos do Maserati MC20

A marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos e uma velocidade máxima superior a 325 km/h.

Aerodinâmica otimizada no túnel de vento da Dallara

A relação peso / potência é outro dos trunfos do Maserati MC20. Com menos de 1500 kg de peso em ordem de marcha e graças à potência de 630 cv, oferece uma relação peso / potência de apenas 2,33 kg/cv.

Este valor recorde foi alcançado com a utilização de materiais de qualidade como a fibra de carbono, embora o conforto não tenha sido sacrificado.

A aerodinâmica do MC20 resultou de mais de dois mil horas de trabalho no túnel de vento da Dallara Wind Tunnel e mais de mil simulações em computador.

Com base nesse trabalho, a Maserati desenvolveu um superdesportivo com uma linha esguia, desprovida de apêndices móveis, e com apenas um discreto defletor traseiro que melhor a carga aerodinâmica se comprometer a pureza de linhas. O Cx é inferior a 0,38.

LEIA TAMBÉM
Maserati. Imagens do novo MC20 surgem no Twitter

O projeto do Maserati MC20 prevê ainda versões coupé e descapotável, assim como motorizações elétricas.

Habitáculo orientado para o condutor

O acesso ao habitáculo do MC20 é assegurado por portas do tipo asa de borboleta, que além de serem funcionais também melhoram a ergonomia. No interior, o condutor é sempre o elemento fulcral e todos os componentes estão orientados no sentido do utilizador.

O habitáculo carateriza-se pelas formas simples e a quase ausência de arestas. Em destaque estão dois ecrãs de dez polegadas, para o painel de instrumentos e para o Maserati Multimedia System (MIA).

A simplicidade volta a ser a a nota dominante na consola central revestida a fibra de carbono, com apenas uns quantos atributos.

O carregamento é efetuado por indução, sem fios, para smartphones. O seletor oferece vários modos de condução: GT, Wet, Sport, Corsa e um quinto, ESC Off, que desativa as funções de controlo.

Destaque ainda no habitáculo para os dois botões de seleção de velocidade, os comandos dos vidros elétricos, os comandos do sistema multimédia, e um útil compartimento de arrumação sob o apoio de braços.

Todos os restantes comandos estão no volante, com o botão da ignição à esquerda, e o do launch control à direita.

O novo MC20 está permanentemente conectado através do programa Maserati Connect. O completo leque de serviços inclui navegação conectada, assistente pessoal Alexa e hotspot Wifi, e pode, também, ser controlado através da App Maserati Connect para smartphones ou smartwatches.

O novo Maserati MC20 já está disponível para encomenda. Os preços não foram divulgados.