Maserati escolhe protótipo do MC20 para homenagear Sir Stirling Moss

A Maserati acaba de escolher o único protótipo do futuro MC20, para homenagear o já falecido Sir Stirling Moss. Ex-piloto com uma ligação profunda à marca.

A preparar um novo superdesportivo, a Maserati acaba de escolher o protótipo do futuro MC20, para homenagear Sir Stirling Moss, piloto britânico que morreu no passado dia 12 de Abril, aos 90 anos de idade. Até porque, defende a marca italiana, o futuro desportivo tem mais ligações, à carreira do ás inglês do desporto automóvel.

Segundo a Maserati, a homenagem a Sir Stirling Moss, materializada no único protótipo que existe do MC20, deriva também do facto do design deste, ter sido inspirado no Maserati Eldorado. Automóvel icónico, conduzido por Moss, naquela que foi a sua estreia em Monza, em 1958, durante o "Trofeo dei due Mondi".

LEIA TAMBÉM
Maserati anuncia o seu próximo superdesportivo. E até já tem nome.

Importante é, de resto, também a data em que este anúncio é feito, o dia 13 de maio, e que foi escolhido pela Maserati por ser o dia em que Moss venceu o Grande Prémio de Mónaco de F1, ao volante de um Maserati 250F. Embora e neste caso, a 13 de maio, mas de 1956.

Autor de 16 vitórias em 66 corridas de Grande Prémio de Fórmula 1, Stirling Moss é, de resto, um dos pilotos mais bem-sucedidos da história, ainda que nunca tenha conquistado um título mundial.

O Maserati MC20, ladeado pelo Eldorado e pelo 250F
O Maserati MC20, ladeado pelo Eldorado e pelo 250F

Pelo contrário e embora tenha estado, por mais de uma vez, prestes a conseguir a coroa, Moss apenas conseguiu ser segundo, em quatro ocasiões, e terceiro, em três campeonatos. Razão pela qual era conhecido como o "rei sem coroa".

Ao longo da temporada de 1956 e em algumas corridas de 1957, Moss exibiu-se ao volante de Maserati 250F, monolugar que, de resto, considerava "o seu favorito", tendo sido vencido apenas por Juan Manuel Fangio. Argentino que, no ano de 1957, acabou mesmo por conquistar o título mundial, ao volante de outro 250F.

MC20, 250F e Eldorado: três etapas da participação da Maserati na competição
MC20, 250F e Eldorado: três etapas da participação da Maserati na competição

Além do 250F, Stirling Moss conduziu, ainda, os Maserati Tipo 60 Bird Cage, Tipo 61 e 300 S.

Quanto à escolha, por parte da Maserati, do protótipo do MC20, para dedicar a Sir Stirling, a marca do tridente diz não ser uma coincidência. Mas, sim, uma forma de sublinhar a vocação do modelo para a competição.

E, acima de tudo, recuperar a liderança nos circuitos, após a sua última vitória no campeonato do mundo de 2010, com o Maserati MC12.