Depois dos teasers, a Maserati acaba de apresentar a variante descapotável do seu mais recente superdesportivo, denominada MC20 Cielo. E que, recorrendo à mesma base do coupé, inclusivamente, no motor Nettuno, exibe a sedução extra dos cabelos ao vento. Assim como de uma edição especial e limitada de lançamento, denominada PrimaSerie.
Cerca de dois anos após a apresentação do modelo inaugural, o coupé MC20, eis que a Maserati reforça a aposta no seu mais recente superdesportivo, desta feita, com o lançamento de uma variante descapotável. E que, assegura a marca, não será a única, já que a caminho está igualmente um MC20 elétrico!
No entanto e falando especificamente deste MC20 Cielo, 'Céu' em italiano, uma imagem exterior não muito diferente da desvendada pelo coupé, com a maior diferença, em termos visuais, a surgir logo a seguir habitáculo, onde as estilizadas aberturas Trident acabaram substituídas por um revestimento em titânio mate. Local onde acaba acomodado o tejadilho retráctil, quando não em uso.
De resto e também fruto desta necessidade, o reposicionamento das entradas de ar do motor, embora com a Maserati a conseguir manter o sistema de portas tipo asa de borboleta já conhecidas do coupé.
LEIA TAMBÉM
Maserati GranTurismo Folgore estreia-se em estrada com Carlos Tavares ao volante
Novas são, igualmente, as jantes, redesenhadas, sendo que a marca do tridente disponibiliza ainda aros em fibra de carbono, os quais permitem reduzir em 30 kg o peso total deste descapotável. Que, acrescente-se, pesa apenas mais 65 kg que o coupé.
Interior atualizado e tecto com tecnologia PDLC
No habitáculo, o MC20 Cielo apresenta as mesmas novidades já introduzidas com a apresentação do MY2023 do coupé, nomeadamente, novas patilhas atrás do volante, um novo botão para acender as luzes, além de novas tecnologias de segurança activa. Como é o caso da travagem autónoma de emergência, da informação de sinais de trânsito e de uma nova câmara de 360°.
Já no domínio dos opcionais, um sistema de som High Premium Sonus faber, otimizado para se ajustar às necessidades acústicas de um habitáculo com 12 altifalantes.
De resto e a procurar contribuir, quer para a insonorização do habitáculo, quer até mesmo para a rigidez da estrutura, surge o tejadilho retráctil, que, além de poder ser aberto ou fechado em apenas 12 segundos, apresenta um vidro electrocromático de última geração, que, mediante o simples toque num botão no ecrã central, pode passar, quase instantaneamente, de transparente, a opaco. Neste caso, graças à utilização da tecnologia PDLC (Polymer-Dispersed Liquid Crystal – Cristais Líquidos Dispersos em Matriz Polimérica).
Nettuno sem alterações
Passando à base técnica, uma configuração sem quaisquer alterações face ao coupé, incluindo, na escolha do motor, que se mantém o V6 Nettuno de 3,0 litros e a debitar os mesmos 630 cv de potência e 730 Nm de binário.
A acompanhar este V6, a mesma caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades, capaz, por exemplo, de ajudar a atingir uma velocidade máxima anunciada de 320 km/h. E, quiçá, até mesmo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a rondar os 3 segundos!
Sem preço… mas com edição especial e limitada PrimaSerie
Para já ainda sem preço conhecido, o Maserati MC20 Cielo promete, no entanto e desde já, apresentar-se ao mercado com uma edição especial de lançamento, de produção limitada a apenas 60 unidades, de nome PrimaSerie.
Além de alguns detalhes exclusivos, aplicados sobre uma também exclusiva cor exterior Acquamarina, com três camadas e parte do programa de personalização Maserati Fuoriserie, esta versão de lançamento recebe ainda um interior revestido a Alcantara e couro, na cor gelo, com costuras constrastantes na tonalidade água-marinha, aplicadas sobre o tablier.
De resto, a mesma cor é utilizada na palavra 'PrimaSerie' aplicada nos encostos de cabeça e que também surge nas jantes de 20 polegadas, em preto mate.
Finalmente, esta edição especial de lançamento conta, ainda, com emblemas tratados com um acabamento específico.