A Maserati está de regresso à competição no Campeonato GT2 e realizou os primeiros testes no circuito de Parma com o GT2. A estreia oficial está prevista para o final de junho, na Bélgica, nas 24 Horas de Spa.
O Maserati GT2 foi desenvolvido para ser um sucessor do glorioso MC12 nos campeonatos GT e a marca do tridente não hesita mesmo em reivindicar que se trata de "uma obra-prima em termos de performance: extraordinário e de tirar a respiração".
O GT2 foi projetado e desenhado pelo departamento de engenharia da Maserati em conjunto com o Centro Stile Maserati para garantir os padrões de qualidade estética típicos da marca,
No capítulo mecânico herda o motor V6 Nettuno de 630 cv do Maserati MC20, o qual recebeu algumas melhorias, designadamente a nova tecnologia patenteada MTC (Maserati Twin Combustion), baseada nos motores de F1.
Para otimizar a relação peso-potência, o Maserati GT2 tem um monocoque central em fibra de carbono e uma carroçaria totalmente em material compósito. As caraterísticas aerodinâmicas foram exploradas ao limite para melhorar a carga vertical, mas, ao mesmo tempo, assegurando a melhor eficiência em termos de arrasto.
Carga aerodinâmica
A Maserati sublinha que os seus engenheiros tiveram a preocupação na obtenção de um correto equilíbrio da carga aerodinâmica, enquanto que o fundo foi especificamente desenvolvido para trabalhar melhor em sinergia com o splitter dianteiro e a asa traseira (ajustável).
Além disso, o Maserati GT2 possui uma carroçaria removível de libertação rápida, para uma substituição de componentes otimizada, enquanto o chassis oferece uma elevada rigidez torsional e flexional.
O motor V6 Nettuno está associado a uma caixa sequencial de competição de seis velocidades, estando o volante dotado de patilhas de comando da transmissão com atuador elétrico rotativo. A direção assistida, por seu lado, é totalmente elétrica.
Quanto à suspensão, todos os elementos são específicos de competição, incluindo amortecedores ajustáveis e barras estabilizadoras ajustáveis, tanto na frente como atrás.
Passando ao habitáculo, este apresenta um aspeto futurista, sendo dominado por um painel frontal em fibra de carbono, com ecrã de 10" integrado.
Primeiras impressões positivas
Relativamente aos primeiros ensaios de pista do Maserati GT2, o piloto de testes Andrea Bertolini, que já venceu quatro títulos pela marca no Campeonato do Mundo de GT1, refere que as primeiras impressões são positivas.
"Voltar a estar ao volante de um GT foi, realmente, emocionante, e pude ver que todos os envolvidos estavam muito entusiasmados e motivados" afirma Andrea Bertolini.
LEIA TAMBÉM
Maserati Project24 é um hipercarro de pista com 740 cv
"Procurámos desenvolver um produto que não só se destaca dos seus concorrentes, mas que é, também, um carro ideal para os nossos gentlemen drivers em termos de comportamento, conforto e performance", acrescenta.