Maserati Grecale Trofeo. O preço da exclusividade

O Maserati Grecale Trofeo não tem rival no segmento. Os 530 cv e 3,8 segundos no arranque até aos 100 km/h garantem a exclusividade

O Maserati Grecale Trofeo não tem rival entre os SUV compactos premium. Os 530 cv, 3,8 segundos dos zero aos 100 km/h e 3,8 kg/cv têm um custo elevado. O preço (da exclusividade) também ultrapassa a concorrência direta.

Ao contrário das versões GT, com motor mild hybrid de 300 cv, que, apesar de sustentarem as vendas da gama Grecale, têm de enfrentar uma concorrência feroz, o Maserati Grecale Trofeo encontra-se num patamar de exclusividade único.

Uma variante do motor Nettuno, estreado no Maserati MC20, garante-lhe um trio de atributos difícil de igualar: 530 cv, 3,8 segundos no arranque até aos 100 km e relação peso potência de 3,8 kg/cv.

Frente do Maserati Grecale Trofeo

Neste campeonato não há Porsche Macan que faça sombra ao Maserati Grecale. A versão mais potente, Macan GTS (134 227 €), não vai além dos 440 cv, nem baixa dos 4,5 segundos. Sem o Porsche no horizonte, as atenções centram-se no BMW X4 M Competition (146 713 €), o único rival a conseguir igualar os 3,8 segundos do sprint até aos 100 km/h.

Estilo italiano

Denominada Visual Longevity (longevidade visual) a linguagem de design da Maserati aspira produzir modelos intemporais. Ainda é cedo para perceber como o Maserati Grecale Trofeo vai envelhecer, mas reconhecemos que se destaca dos rivais. É o estilo italiano no seu melhor.

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Aproveitando ao máximo os 2,90 metros de distância entre eixos, o interior supera os rivais alemães na arte de bem receber. Há muito espaço para as pernas na fila traseira, onde o lugar central foi pensado para utilizações ocasionais.

As deslocações de lazer não foram esquecidas, com a bagageira a disponibilizar 570 litros acessíveis por um portão amplo, dotado do indispensável movimento elétrico. Na eventualidade de ser necessário transportar pneus e jantes para um track day, as costas dos bancos traseiros podem ser rebatidas desde a mala.

Da pele natural ao alumínio, os materiais que dão forma ao interior são de qualidade superior. Esta decresce ligeiramente nas zonas mais afastadas da vista e do toque. A irreverência italiana volta a marcar presença na escolha da cor Rosso para os acabamentos em pele.

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Encimado pelo primeiro relógio digital a ornamentar o tablier de um Maserati, o centro de comunicação do Grecale é composto por dois ecrãs. O maior, com 12,3'', apresenta o sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant. Logo abaixo, um ecrã de 8,8'' permite controlar a climatização e funções secundárias.

Entre Corsa e Off-Road

Ao contrário da posição de condução, plena de ajustes para se adaptar a qualquer condutor, os modos de condução são fechados. Com exceção da suspensão pneumática, cujo modo mais forme pode ser acionado de forma independente, não é possível alterar os mapas de direção, acelerador, motor e caixa para além do definido pelos programas Comfort, GT, Sport, Corsa e Off-Road.

Por defeito, o arranque é sempre em modo GT. No entanto, este é difícil de distinguir do Comfort. A condução ganha outra vida a partir do modo Sport. Motor, caixa e direção aceleram a resposta, ao mesmo tempo que o escape engrossa o tom e a suspensão baixa 15 mm.

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O modo Corsa consegue tornar os pedais e a caixa ainda mais rápidos. O controlo de estabilidade fica mais permissivo e o launch control é ativado para disparar até aos 100 km/h em 3,8 segundos. Com um espírito totalmente diferente, o modo Off-Road aciona um limitador de regime, suaviza as passagens de caixa e acrescenta 20 mm à altura ao solo dos modos Comfort e GT.

Por trás das prestações de referência do Maserati Grecale Trofeo encontra-se uma versão sem cárter seco do V6 de três litros apresentado no Maserati MC20. Os turbos são diferentes e tem desativação de cilindros, mas mantém a tecnologia de pré-combustão designada Maserati Twin Combustion.

Motor do Maserati MC20

Desenvolve 530 cv às 6500 rpm e 620 Nm de binário entre as 3000 e as 5500 rpm. Convincente em todos os modos de condução, o escape não consegue igualar as notas mais altas do MC20, nem disfarçar uma certa artificialidade transversal a todos os programas.

Com discos perfurados e ventilados nos dois eixos, os travões apresentam uma elevada resistência ao desgaste. Convidam a atrasar a travagem mais do que seria expectável para duas toneladas de SUV em movimento acelerado.

Motor do Maserati Grecale Trofeo
O Maserati Grecale Trofeo utiliza uma versão do motor Nettuno do Maserati MC20

Igualmente fora do comum é encontrar um SUV confortável com o limitador de velocidade definido para os 285 km/h. Neste patamar de performance o amortecimento tende a ser excessivamente firme, o que não acontece com o Maserati Grecale Trofeo.

A suspensão pneumática consegue segurar os movimentos da carroçaria e ao mesmo tempo absorver as irregularidades do piso. O controlo do chassis, contudo, não é tão rigoroso como o do Porsche Macan GTS.

Sem a possibilidade de os testar lado alado, fica a sensação de que Maserati permite um pouco mais de movimento do que o Porsche. O suficiente para tornar a condução menos cirúrgica, mais extrovertida.

Limites elevados

A direção precisa é rápida a comunicar os limites de aderência do eixo dianteiro. São elevados, convidando a explorar as transferências de massas naturais. A frente pode alargar um pouco a linha, apenas para dar mais ênfase ao enrolar da traseira, sustentado pelo autoblocante com gestão eletrónica.

Tão rápida em modo manual como automático, a caixa desafia a usar as patilhas fixas na coluna de direção. Assim é mais fácil manter o regime entre as 4000 rpm e as 6000 rpm, onde o V6 respira com mais vivacidade.

Por serem os únicos que não passam para a relação seguinte quando o regime se aproxima das 6500 rpm, os modos Sport e Corsa são os mais indicados para a utilização do modo sequencial. A terceira resolve a maior parte das estradas de serra deixando as curvas mais abertas para a quarta velocidade, num derradeiro teste ao apoio lateral dos bancos desportivos.

Em resumo...

Confortável como um GT e dinâmico como um desportivo, o Maserati Grecale Trofeo tem como alvo principal o Porsche Macan GTS. O BMW X4 M Competition é um adversário de respeito na prova de sprint. Quando chegam as curvas sobra o suspeito do costume, com a sua eficácia a toda a prova. No entanto, a Maserati soube transformar o controlo menos rigoroso dos movimentos em diversão. A arte italiana do improviso ao seu melhor nível.

MASERATI GRECALE TROFEO

Preço 155 594 €
Motor Gasolina V6, 3000 cc
Potência 530 cv às 6500 rpm
Binário 620 Nm às 3000-5500 rpm
Transmissão Integral, Auto., 8 vel.
Peso 2027 kg
Comp./Larg./Alt. 4,86/2/1,66 m
Dist. entre eixos 2,9 m
Mala 570 l
Desempenho 3,8 s 0-100 km/h; 285 km/h Vel. Máx.
Consumo 11,2 (15,1*) l/100 km
Emissões 254 g/km
* Medições Turbo

GOSTÁMOS

– Prestações
– Chassis
– Motor
– Conforto

NÃO GOSTÁMOS

– Consumos