Crossover também EV. Maserati Grecale já tem data de apresentação

Parte daquela que é a estratégia de revitalização da marca do tridente, a Maserati acaba de divulgar a data de apresentação do SUV Grecale.

Parte daquela que é a estratégia de revitalização da marca do tridente, a Maserati acaba de divulgar a data de apresentação do seu futuro crossover compacto, Grecale: dia 16 de novembro.

Hoje em dia com uma oferta reduzida ao Levante, o único SUV com o emblema do tridente na grelha frontal, a Maserati prepara-se, agora, para dar a conhecer o seu segundo modelo do género, um SUV compacto posicionado abaixo do Levante - o Grecale.

O novo modelo, cuja apresentação mundial terá lugar em Milão, Itália, adopta o nome de mais um vento famoso, neste caso, que sopra no Mar Mediterrâneo e Sul de França. Tendência iniciada no seio da Maserati ainda em 1963, com o Gran Turismo de dois lugares, Mistral. E a que se seguiu o sedan Ghibli, o coupé desportivo Bora e o Gran Tourer Khamsin.

O Maserati Grecale ainda na fase de protótipo
O Maserati Grecale ainda na fase de protótipo

Quanto ao Grecale propriamente dito, trata-se de um SUV, com a mesma base do Alfa Romeo Stelvio, com o qual partilha, igualmente, a linha de montagem de Cassino, em Itália. Onde, de resto, o grupo Stellantis fez já um forte investimento, de forma a poder acomodar estes e outros futuros modelos.

LEIA TAMBÉM
Na fase final de desenvolvimento. Alfa Romeo Tonale mostra-se de camuflado

Apontado, pela própria Maserati, como um rival directo do Porsche Macan, o Maserati Grecale anuncia-se, ainda, com motorizações de combustão, Mild Hybrid e 100% elétrica. Blocos que, garantiu já o fabricante de Modena, serão 100% Maserati e não partilhados com outras marcas do grupo, como a Alfa Romeo.

Entre estes, deverá figurar o V6 3.0 litros que a marca já disponibiliza no coupé desportivo MC20 e no qual anuncia uma potência máxima de 630 cv e um binário de 730 Nm. Sendo que, alguns rumores, falam também na possibilidade do Grecale poder vir a ostentar uma motorização Mild Hybrid, tendo por base um quatro cilindros 2,0 litros a gasolina.

O Maserati Grecale deverá ter vários tipos de motorizações
O Maserati Grecale deverá ter vários tipos de motorizações

Confirmada, desde já e de forma oficial, está uma variante 100% elétrica do crossover, ainda que sem especificações técnicas conhecidas.

Para 2022

Finalmente e embora com apresentação garantida ainda para este ano, tudo aponta para que o Maserati Grecale só chegue ao mercado em 2022. Em princípio, ainda na primeira metade do ano.