A Maserati acaba de anunciar o início da comercialização na Europa dos seus primeiros modelos 100% elétricos, o GranTurismo Folgore e o Grecale Folgore. Estreia que, no entanto, acontece, numa altura em que é também conhecida a decisão da marca do tridente de adiar o lançamento das versões elétricas, tanto do SUV Levante, como da berlina Quattroporte.
Sobre os dois modelos que passam a estar disponíveis para encomenda nos concessionários, a Maserati recorda que, por exemplo, o GranTurismo Folgore é o primeiro modelo na história da marca a adoptar um grupo motopropulsor 100% elétrico. Graças ao qual, ganha, no entanto, uma potência máxima de 760 cv, capaz de assegurar não só acelerações dos 0 aos 100 km/h em 2,7s, como também uma velocidade máxima de 325 km/h.
Já o Grecale 100% elétrico, o segundo elemento da família elétrica a que o fabricante deu o nome de Folgore, destaca-se por dispor de uma bateria de 105 kWh, que, integrada numa arquitectura elétrica de 400V (e não de 800V, como acontece no GranTurismo), contribui para que o modelo possa anunciar mais de 500 cv de potência, a par de uma aceleração 0-100 km/h em 4,1 e 220 km/h de velocidade máxima.
Elétricos Levante e Quattroporte desaceleram
Ao mesmo tempo que arrancou com a comercialização destes dois modelos na Europa, a Maserati decidiu, igualmente, atrasar o lançamento dos dois EV seguintes, o SUV maior Levante Folgore e a berlina de topo Quattroporte Folgore.
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A confirmação foi já oficialmente difundida pela marca de Modena, acrescentando que o Levante Folgore passa agora a ter como data oficial de apresentação 2027, ou seja, dois anos depois do inicialmente previsto, ao passo que o Quattroporte Folgore só será oficialmente desvendado em 2028. Ou seja, três anos após a data inicialmente fixada.
Em declarações à Automotive News Europe, um porta-voz da Maserati explicou que a decisão de adiar a apresentação do Quattroporte 100% elétrico teve a ver com a necessidade de rever todo o projecto, "uma vez que o mercados das berlinas tem vindo a evoluir, pelo que a Maserati decidiu desenvolver um concept totalmente novo".
Versões a combustão já deixaram de ser produzidas
Contudo e com as decisões agora tomadas, a Maserati vê-se a braços com um problema de oferta, já que o Quattroporte, até há bem pouco comercializado apenas com motorizações V6 e V8 a gasolina, deixou de ser produzido no último trimestre de 2023.
Aliás e com o fim da produção do Ghibli, também no final do ano passado, a marca do tridente deixou de produzir qualquer berlina. Pelo menos, até que a versão Folgore do Quattroporte comece a ser fabricada.
Quanto ao Levante, a Automotive News avança que o modelo deixou, igualmente, de ser produzido no quarto trimestre de 2023 e, em grande parte, devido a uma forte queda na procura, que se sucedeu após o lançamento do mais pequeno Grecale.
De acordo com dados da analista de mercado Dataforce, a Maserati vendeu apenas 786 unidades do Levante em 2023, contra 2.172 em 2022, ao passo que, no caso do Grecale, as vendas no ano passado, o primeiro completo para o modelo, atingiram as 6.045 unidades.