Confirmado motor V6 Nettuno. Maserati mostra o design exterior do GranTurismo

A Maserati revelou o design exterior do novo GranTurismo sem camuflagem e confirmou que as versões Modena e Trofeo vão receber o motor

A Maserati revelou o design exterior do novo GranTurismo sem camuflagem e confirmou que as versões Modena e Trofeo vão receber o motor V6 Nettuno, o mesmo do MC20, mas com menos potência.

Após ter mostrado o elétrico GranTurismo Folgore de todos os ângulos possíveis, a Maserati revelou agora a versão com motor de combustão interno. Além de dar a conhecer o design exterior do GranTurismo, a marca do tridente confirmou que o modelo será disponibilizado nas versões Modena e Trofeo, equipadas com o motor V6 Nettuno.

A maior parte dos componentes da carroçaria serão partilhados entre as versões de combustão e elétrica. As principais diferenças encontram-se na parte dianteira, onde o GranTurismo de combustão recebe grandes entradas de ar no pára-choques, assim como uma grelha diferente para efeitos de refrigeração. O splitter também parece ser maior e apresenta um acabamento em estilo de carbono

O perfil é idêntico à versão elétrica, à exceção do design das jantes, que expõem mais os grandes discos de travões com as pinças pintadas de azul. A traseira possui um pára-choques redesenhado com quatro saídas de escape e um difusor com acabamento em escuro.

Motor V6 Nettuno

Quanto ao motor biturbo V6 Nettuno de 3,0 litros, a Maserati não adiantou qualquer informação relativa à potência das versões Modena e Trofeo. Contudo, já se sabe que o motor está preparado para debitar uma potência de 630 cv e um binário de 729 Nm como sucede no superdesportivo MC20, mas é provável que no grand tourer os valores sejam ligeiramente inferiores.

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A versão de entrada poderá ter uma potência de 530 cv e um binário de 619 Nm, semelhante à versão de topo do SUV Grecale Trofeo da Maserati. De qualquer maneira, o GranTurismo de combustão será sempre menos potente do que o elétrico GranTurismo Folgore.

Em vez de camuflar a carroçaria, a Maserati preferiu colocar uma decoração discreta com o emblema do Tridente e os autocolantes dos 75 anos nos vidros.

Longa linhagem

Segundo a Maserati, a ideia de um género de automóvel de alta performance adequado para cumprir longas distâncias e garantir um elevado conforto em viagem" surgiu durante o renascimento económico de Itália, após a Segunda Guerra Mundial" e conseguiu resolver uma equação que parecia impossível: "um novo conceito de mobilidade de luxo, capaz de reunir performance e conforto".

O primeiro membro da linhagem de grand tourer da Maserati foi o A6 1500 em 1947, seguido pelo 3500 GT em 1957 e muitos outros modelos até o GranTurismo original.

A Maserati não divulgou uma data específica para a estreia do GranTurismo, mas deverá acontecer durante o ano de 2023 juntamente com o Fulgore EV. Até lá, a Maserati vai continuar o programa de testes com a frota de protótipos.