A Maserati divulgou as primeiras imagens do seu futuro GranCabrio, para já ainda de camuflado, e cujo lançamento no mercado deverá ter lugar em 2023. Tanto com motores de combustão, como numa variante EV.
Anunciado como a versão descapotável do recentemente apresentado GranTurismo, o Maserati GranCabrio replica, assim, grande parte dos elementos estilísticos do primeiro, a começar, desde logo, pela emblemática grelha frontal ovalizada com o emblema do tridente ao centro.
No entanto e culpa do tejadilho retráctil em lona, o GranCabrio apresenta algumas diferenças na secção traseira, com, por exemplo, a tampa da bagageira a surgir mais baixa, de forma a acomodar melhor a capota, quando dobrada.
Já na parte inferior do pára-choques traseiro, este Maserati apresenta um par de escapes duplos, numa tonalidade escura brilhante.
De resto e tal como acontece no GranTurismo, também o GranCabrio deverá apresentar-se com o conhecido V6 3,0 litros biturbo da Maserati, batizado de Nettuno, e que, nas versões Modena, anuncia uma potência máxima de 496 cv e um binário máximo de 600 Nm, enquanto nos mais desportivos Trofeo, os valores sobem para os 557 cv e 650 Nm.
LEIA TAMBÉM
Com V6 Nettuno… e EV de 761 cv. Maserati GranTurismo já chegou!
Depois e embora equipado com um sistema de tracção às quatro rodas, este sistema prioriza o envio da potência para as rodas traseiras.
EV também a caminho
A par desta motorização de combustão, a Maserati confirmou, igualmente, o lançamento de uma versão 100% elétrica, também em 2023.
Sobre esta variante, que, tal como acontece com o GrandTurismo, deverá adoptar a designação Folgore, sinónimo de EV na marca do tridente, tudo aponta para que venha a recorrer ao mesmo trem de força 100% elétrico utilizado pelo coupé. Ou seja, um sistema de propulsão composto por três motores elétricos, a garantirem uma potência conjunta de 761 cv, assim como um binário máximo de 1.350 Nm.
No caso específico do coupé, estes números permitem-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,7 segundos e atingir uma velocidade máxima anunciada de 320 quilómetros, graças, igualmente, à energia fornecida por uma bateria de 83 kWh de capacidade útil.
O GranCabrio Folgore será mais um passo no objectivo da Maserati de tornar-se uma marca 100% elétrica, até 2030.