Bloco de origem Ferrari, o motor V8 Twin Turbo de 580 cv passou a estar disponível nos modelos Ghibli e Quattroporte da Maserati, que, assim, alargou a oferta da exclusiva coleção Trofeo a três modelos. As berlinas mais rápidas de sempre da marca do Tridente receberam igualmente novos conteúdos tecnológicos.
A Maserati alargou a sua coleção Trofeo aos modelos Ghibli e Quattroporte, que passam a ser as berlinas mais rápidas de sempre da marca do tridente. O coração destes veículos é o motor V8 Twin Turbo de 3,8 litros, que está disponível numa potência de 580 cv e com um binário máximo de 730 Nm.
Estreado na Maserati pelo Levante Trofeo, este bloco é produzido na fábrica da Ferrari, em Maranello, segundo as especificações da marca, tendo sido modificado para oferecer prestações igualmente impressionantes nestas duas berlinas de tração traseira.
Apesar de ser uma novidade no Ghibli, este V8 já foi utilizado anteriormente no Quattroporte GTS, mas na sua versão de 530 cv, sendo que agora está disponível na motorização de 580 cv na coleção Trofeo, que inclui os novos Ghibli, Quattroporte e Levante, cumprindo as normas europeias relativas a emissões e consumos.
Ao alcançarem uma velocidade máxima de 326 km/h, o Ghibli Trofeo e o Quattroporte Trofeo passam a reivindicar o título das "berlinas mais rápidas de sempre" da Maserati. Por sua vez, o Levante Trofeo pode atingir uma velocidade máxima de 302 km/h.
Configuração específica para melhorar a dinâmica
À semelhança do Levante Trofeo, os novos Ghibli e Quattroporte Trofeo também receberam o sistema de Controlo Integrado do Veículo (IVC), com uma configuração específica, que garante uma dinâmica de condução melhorada, uma maior segurança ativa e prestações ainda mais emocionantes.
Estas berlinas estão equipadas, ainda, com o botão Corsa, que configura o automóvel para um estilo de condução ainda mais desportivo, e que com o Launch Control, função pela primeira vez introduzida no Levante Trofeo, para libertar toda a potência do motor, e disponibilizar uma performance impressionante e uma experiência de condução autenticamente Maserati.
Design exterior Trofeo
O Maserati Quattroporte Trofeo distingue-se pela sua imagem exterior específica que incorpora toques estilísticos especiais que caraterizam estes modelos de elevadas prestações.
A grelha frontal possui barras verticais duplas e acabamento Black Piano, enquanto a introdução da fibra de carbono nas molduras das tomadas de ar dianteiras e no extrator traseiro possibilitaram a criação de um efeito ainda mais agressivo.
LEIA TAMBÉM
Ghibli estreia tecnologia híbrida na Maserati
Toda a coleção Trofeo diferencia-se pelos detalhes vermelhos que caraterizam os perfis inferiores das emblemáticas saídas de ventilação laterais, assim como o raio no emblema do Tridente nos pilares C.
A traseira também apresenta algumas alterações na traseira, designadamente ao nível dos grupos óticos, totalmente redesenhados, contando com um perfil tipo boomerang inspirado no 3200 GT e no protótipo Alfieri.
O Ghibli Trofeo também viu o capot ser redesenhado redesenhado, passando a dispor de duas agressivas saídas de ventilação, para uma melhor refrigeração, tal como no Levante Trofeo.
O Ghibli e Quattroporte Trofeo estão equipados com jantes Orione em alumínio de 21", enquanto que as de 22" estão disponíveis no Levante Trofeo.
Mais assistência à condução
O habitáculo dos veículos da coleção Trofeo também oferece algumas novidades, destacando-se o novo ecrã de bordo que exibe uma interface exclusiva quando é acionada a ignição, enquanto que os encostos de cabeça ostentam a insígnia Trofeo com o nome em relevo.
A exclusividade estende-se, também, aos revestimentos interiores, em pele natural Pieno Fiore de alta qualidade.
O sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) recebeu uma atualização para incluir novas funções, e, graças ao Active Driving Assist, a função de condução assistida pode, agora, ser ativada em vias urbanas e estradas comuns.
Referência ainda para o assistente virtual MIA (Maserati Intelligent Assistant), e o ecrã multimédia com resolução melhorada e maiores dimensões – de 10,1" tanto no Ghibli Trofeo como no Quattroporte Trofeo, enquanto que o Levante mantém o ecrã de 8,4", devido ao espaço disponível, mas com resolução e gráficos melhorados.
Adicionalmente e graças ao programa Maserati Connect, a coleção Trofeo passa a estar permanentemente conectada, com um completo conjunto de serviços para simplificar a sua utilização.