Descrito, logo na altura, como um automóvel de sonho, um modelo extremo, quase irracional, mas ainda assim inquestionavelmente belo, o Maserati Boomerang está a comemorar 50 anos sobre a sua apresentação ao mundo. À qual, infelizmente, nunca se seguiu a produção...
Dado a conhecer durante o Salão Automóvel de Genebra de 1972, mais precisamente no dia 9 de março, o Maserati Boomerang começou por ser um conceito criado pela mão de um dos mais importantes designers de todos os tempos na indústria automóvel, Giorgetto Giugiaro, e produzido pela Italdesign.
Depois de uma fugaz aparição, ainda na forma de maquete, durante o Salão Automóvel de Turim do ano anterior, foi em Genebra que o Boomerang ganharia o seu lugar na história da marca do tridente, mesmo sem nunca ter entrado em produção - do impactante modelo foi produzido apenas um exemplar, precisamente aquele que acabou sendo exibido, já matriculado e totalmente funcional, no salão suíço.
Aliás, sobre esta espécie de one-off, vale a pena recordar que foi construído, pelos técnicos da Italdesign, recorrendo à mesma base (chassi e mecânica) de um Maserati Bora, com motor central traseiro de oito cilindros em V dispostos a 90° e 4719 cc de capacidade.
Este V8 permitia anunciar uma potência máxima de 310 cv, com a qual o Boomerang seria capaz de atingir uma velocidade máxima próxima dos 300 km/h. Isto, fazendo uso não mais do que um sistema de tracção traseira e caixa manual de cinco velocidades.
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Quanto à estética deste coupé desportivo de dois lugares, acabou deixando um legado estilístico que não deixou de manifestar-se nas criações posteriores de Giugiaro, e até mesmo em modelos de outros construtores automóveis.
O Boomerang foi concebido ao longo de uma linha horizontal que dividia o automóvel em dois, com um pára-brisas fortemente inclinado e um tecto panorâmico, além de vidros laterais, nas portas, intervalados por uma faixa de metal.
Na frente, as óticas dianteiras quadradas retráteis assumiam o maior destaque, conjugados com uns farolins horizontais na traseira.
Já no interior, a mesma abordagem extremamente moderna para a época, com o painel de instrumentos montado no volante sem braços, ao mesmo tempo que os bancos surgiram fixos numa posição extremamente baixa.
Exemplar único, o Maserati Boomerang fez várias aparições em competições internacionais, tendo, também e ao longo da sua existência, já mudado diversas vezes de dono. Facto que levou a tivesse sido, igualmente, protagonista em vários leilões, além de ter sido utilizado em vários anúncios publicitários