Os fabricantes chineses está a apostar numa forte ofensiva nos veículos eletrificados e já mandam no mercado mundial de elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) com uma taxa de penetração de 76%, graças a entradas agressivas em novos países, segundo revela um estudo da consultora Rho Motion.
Se nos Estados Unidos praticamente não se vendem veículos elétricos chineses devido à tarifa de 100% aplicada às marcas daquele país do Extremo Oriente, a taxa de penetração na Europa varia de país para país, enquanto nos mercados menos desenvolvidos, estão a ganhar terreno significativamente.
No maior mercado automóvel da Europa, o alemão, as marcas chinesas foram responsáveis por 4% dos 578 mil veículos eletrificados comercializados no ano passado. A percentagem é ligeiramente superior no Reino Unido e França, com 7% e 5%, respetivamente.
Nos Países Baixos, Suécia, Noruega e Bélgica, os elétricos chineses conquistaram uma quota de 6%, 5%, 8% e 3% do mercado. Em Portugal, a taxa de penetração foi de 8%. A sua presença é mais forte em Espanha e na Áustria, com 10% e 11% das vendas totais de BEV e PHEV.