Quais os mapas de navegação que existem nos carros?

Os mapas de navegação da Google e da Apple estão entre os mais populares, mas os sistemas integrados dos carros estão a ficar cada vez

Os mapas de navegação da Google e da Apple estão entre os mais populares, mas os sistemas integrados dos carros estão a ficar cada vez melhores.

Longe vão os tempos em que era necessário recorrer a um mapa de estradas para ir de um ponto A para um B, quando o trajeto era desconhecido, sendo as indicações transmitidas oralmente pelo acompanhante. 

Com a evolução dos tempos, algumas pessoas passaram a imprimir as indicações tiradas da Internet e utilizaram-nas como navegação. Atualmente existem várias opções móveis e muitas estão integradas no próprio sistema de informação e entretenimento do automóvel. A questão que se coloca é: qual será a melhor?

Muitos automóveis vêm equipados com um sistema de navegação integrado. Cada um tem a sua própria curva de aprendizagem, mas alguns já são relativamente simples e intuitivos. Por exemplo, a navegação controlada por voz do Mercedes-Benz Classe C não só é rápida a responder como também é excelente em termos da orientação que oferece.

Várias opções

Nem sempre é assim e por esse motivo muitos utilizadores preferem usar o seu smartphone com o sistema de navegação integrado. O Google Maps parece ser o mais popular devido ao elevado número de dispositivos com sistema operativo Android. O próprio Android Auto está longe de ser perfeito, mas os seus mapas são potentes e simples.

A alternativa mais óbvia é o Apple Maps, que, após um início com percalços, é agora um produto bastante polido. As instruções de voz da Apple parecem ser mais naturais e fáceis de entender sem ser necessário ter de voltar a olhar para o mapa.

LEIA TAMBÉM
Novos sensores Bosch garantem navegação segura

Outras pessoas preferem o sistema da Waze, que é detida pela Google, mas é ligeiramente diferente do Google Maps. Os dados são fornecidos pelos próprios utilizadores, incluindo alertas de acidentes, congestionamentos, radares de velocidade, entre outros.

A Fundação Linux também está a desenvolver o seu próprio sistema de navegação e tem a expetativa que o Overture Maps também se torne popular no futuro.