MANN+HUMMEL desenvolveu filtros de ar de elevada eficiência

A MANN+HUMMEL desenvolveu filtros de ar de elevada eficiência, denominados HEPA, que serão comercializados ainda este ano.

A MANN+HUMMEL desenvolveu filtros de ar de elevada eficiência, denominados HEPA, que serão comercializados ainda este ano. A empresa também vai apresentar naedição de 2022 da Motortec, em Madrid, um sistema de filtragem para veículos elétricos, onde os filtros HEPA desempenham um papel importante.

A MANN+HUMMEL desenvolveu nos filtros de habitáculo para ligeiros de passageiros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que serão lançados no mercado ainda este ano.

Os novos filtros HEPA estão conforme as normas EN 1822 e ISO 29463, cumprindo, assim, os mais elevados padrões internacionais de filtragem. 

A MANN+HUMMEL adianta que constituem o sistema de filtragem mais eficaz contra a contaminação, sendo capazes de reter substâncias microscópicas com o máximo nível possível.

Um filtro do tipo HEPA tem de conseguir reter, no mínimo, 99,95% das partículas, incluindo bactérias perigosas, vírus e outros micro-organismos, assim como partículas ultrafinas com menos de 0,1 pm. Isto significa que por cada dez mil partículas que entram em contacto como filtro, apenas cinco partículas podem atravessar o meio de filtragem.

LEIA TAMBÉM
MANN+HUMMEL mostra rumo para a neutralidade carbónica

Os filtros HEPA podem reter, em particular, as partículas ultrafinas provocadas pela abrasão dos pneus e dos travões, assim como a fuligem. Essas partículas são perigosas para a saúde porque podem transportar compostos tóxicos para as regiões mais vulneráveis do corpo.

Filtro HEPA para elétricos

Na próxima edição do Motortec 2022, em Madrid, a MANN+HUMMEL vai apresentar o sistema de filtragem para veículos elétricos, onde os filtros HEPA desempenham um importante papel. 

Graças ao recurso à inteligência artificial é possível monitorizar continuamente a qualidade do ar no exterior e no interior do veículo elétrico, medindo a concentração de dióxido de carbono, a humidade relativa e a concentração de partículas no interior do veículo.

A MANN+HUMMEL desenvolveu um sistema de filtragem de ar para veículos elétricos

Assim, se o nível de dióxido de carbono ultrapassar o valor crítico acima de 0,1%, o sistema aumenta a entrada de ar. O sensor do ar exterior vai analisar o grau de contaminação, decidir qual é a qualidade de filtragem necessária e determinar a quantidade de ar fresco a entrar no interior do veículo.

O sistema FreciousSmart da MANN+HUMMEL dispõe de quatro modos de funcionamento que se ativam e combinam em função da situação. A primeira opção será o funcionamento na recirculação de ar, contando para o efeito com um filtro de carbono ativado no interior do veículo. Se a qualidade do ar diminuir é admitida a entrada de ar exterior.

As outras duas opções possibilitam a entrada de 100% de ar exterior através do filtro do habitáculo ou do filtro HEPA quando a qualidade do ar for muito baixa como, por exemplo, em estradas com poeira, em túneis ou noutras situações.