O Centro de Produção de Mangualde da PSA acaba de reforçar a sua ligação à região, no combate contra o coronavírus, ao contribuir para a criação de um centro de triagem e análise, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
Resultado do esforço de várias entidades da região, muitas delas desafiadas pelo Centro de Produção de Mangualde, esta nova unidade modular exterior, localizada no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, deverá entrar em funcionamento "nos próximos dias", avança, em comunicado, a PSA, seguindo as indicações dadas pelo hospital.
LEIA TAMBÉM
PSA. Fábrica de Mangualde pronta para retomar atividade
A nova estrutura permitirá, ainda, oferecer condições substancialmente melhoradas aos doentes, nomeadamente, quando comparada com a anterior estrutura de tendas do exército, até por permitir a necessária separação entre os utentes potencialmente infetados, e os restantes utilizadores daquele espaço de saúde.
De acordo com a PSA, a estrutura modular, construída pela Purever Industries, ocupa uma área de 140 m 2, sendo composta por uma área de receção e triagem, gabinetes de consulta e de tratamentos, uma sala de RX, zonas comuns e outras de apoio administrativo. Além de espaços de apoio e sanitários, entre outros.
Com uma construção estanque, esta infraestrutura permite, inclusivamente e caso seja necessário, a criação de salas de pressão negativa.
Recorde-se que o Centro de Produção de Mangualde já havia desenvolvido outras acções do género, como foi o caso da cooperação com o CEiiA e O Instituto Politécnico de Viseu, no desenvolvimento de ventiladores, ou a doação de máscaras de proteção a entidades estatais.
Além disso, a fábrica portuguesa do Grupo PSA associou-se, ainda, ao projeto solidário de construção de viseiras, por um empresário de Seia, que, depois, as distribuiu gratuitamente, por várias instituições sociais e de saúde.