A MAN Truck & Bus tinha anunciado uma redução no consumo de combustível na nova geração de camiões. Um teste independente da TÜV com o MAN TGX 18.470 Euro 6d veio confirmar uma diminuição média de 8,2%.
Revelada oficialmente em Bilbau no passado mês de fevereiro, a nova gama de camiões da MAN foi projetada para ser ainda mais eficiente em termos de consumo de combustível do que as gerações anteriores.
Um teste efetuado pelo organismo independente alemão TÜV com o novo MAN TGX 18.470 Euro 6d veio confirmar uma redução média no consumo de combustível de 8,2%.
Neste teste da TÜV, o MAN TGX 18.470 Euro 6d efetuou duas viagens em autoestradas e estradas nacionais, tendo percorrido uma distância de 342 quilómetros em cada uma. O perfil de autoestrada deste teste corresponde a 90% das distâncias percorridas no transporte europeu de longo curso.
Para efeitos de comparação foi utilizado um camião MAN 18.460 da geração anterior, equipado com motor Euro 6c. Para tornar este teste ainda mais rigoroso, o semirreboque e o motorista foram trocados entre as duas viagens.
A redução do consumo de combustível registada neste teste da TÜV veio confirmar as expectativas da marca alemã em termos de potencial de poupança da nova geração de camiões.
Novo MAN EfficientCruise
A melhoria da eficiência foi obtida na sequência de um conjunto de inovações técnicas, designadamente na cadeia cinemática. Destaque para o novo eixo de tração hipóide, com uma relação mais longa de 2.31 para utilização em transporte de longo curso, que serve de complemento à caixa de velocidades MAN TipMatic e ao motor D26 Euro 6d.
Com apenas um turbocompressor, este propulsor viu melhorar as suas prestações, graças a inovações introduzidas ao nível da recirculação dos gases de escape e da eficiência termodinâmica.
Todo o potencial de redução do consumo de combustível resultou não só da otimização da cadeia cinemática, mas também da sua associação com o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro com GPS, que na marca alemã recebeu a designação de MAN EfficientCruise.
Este novo sistema oferece novas funções, como, por exemplo, a "navegação dinâmica". Para poupar combustível, o MAN EfficientCruise mantém o motor em carga, de pouco consumo em terrenos planos, alternando constantemente entre a aceleração e a rotação do veículo.
O sistema de controlo à distância ACC também foi otimizado para fazer o melhor uso possível das fases de rolamento. Por exemplo, o sistema mantém uma maior distância do veículo da frente antes do topo de uma colina para que possa rolar sem obstáculos durante o máximo de tempo possível no declive subsequente.
O novo MAN EfficientCruise também tem mais em conta do que anteriormente as infra-estruturas de tráfego relacionadas com as rotas, tais como rotundas e limites de velocidade fixos, a fim de reduzir antecipadamente a potência e, assim, tornar a condução ainda mais eficiente.
Design mais aerodinâmico
Na nova geração de camiões da MAN, a aerodinâmica também desempenha o seu papel nesta redução de 8,2% no consumo de combustível registado no teste da TÜV.
Os espelhos exteriores mais finos garantem uma área frontal reduzida e os defletores de ar na aba frontal melhoram o fluxo de ar para o radiador e para o compartimento do motor.
A extensão destes defletores de vento sobre as portas acalma o fluxo lateral e, ao mesmo tempo, reduz a poluição nesta zona. A chamada cortina de ar nos cantos do pára-choques otimiza o fluxo em torno da área de entrada.
Os novos spoilers e abas laterais do tejadilho permitem a condução do fluxo de ar do camião para o reboque.