O MAN TGX obteve resultados positivos nos dois principais testes europeus de camiões: European Truck Challenge e Euro Truck Test. O modelo da MAN passou com distinção em alguns dos principais critérios em avaliação, designadamente custos de operação e consumo de combustível.
A nova geração MAN TGX tem alcançado resultados positivos nos testes comparativos realizados pela imprensa especializada europeia. No European Truck Challenge, o MAN TGX 18.510 obteve um excelente segundo lugar, logo atrás do Scania 540 S.
Todavia, no critério relativo aos custos de operação - uma das principais categorias do teste - o camião da marca de Munique obteve mesmo o primeiro lugar, com 73,2 cêntimos por quilómetro, batendo, neste capítulo, o modelo da marca sueca, o Mercedes-Benz Actros 1853 e o DAF XF 530.
Por outro lado, o consumo de combustível de 28,1 l/100 km do MAN TGX 18.510 esteve quase ao mesmo nível do primeiro classificado, o Scania 540 S, que registou uma média de 28,0 l/100 km. Em conjunto com as avaliações de topo nos critérios de assistência ao condutor, funcionalidade do veículo, interior e área de descanso, o camião da MAN obteve uma excelente segunda posição neste comparativo.
Estreado mundialmente em fevereiro do ano passado, o MAN TGX tem vindo a conquistar vários sucessos. O MAN TGX 18.430 alcançou o melhor resultado no Euro Truck Test de 2020, superiorizando-se ao Scania e o Mercedes-Benz Actros, graças ao seu consumo de 23,41 l/100 km e à melhor pontuação na avaliação do condutor.
"Estes são resultados de testes surpreendentes que mostram claramente que o nosso novo MAN é o melhor quando se trata de economia e custos operacionais - e também quando se trata de conforto do condutor e facilidade de utilização", comenta Andreas Tostmann, CEO da MAN Truck & Bus.
Testes comparativos de referência
Realizado pela sétima vez em 2020, o European Truck Challenge (ETC) é organizado pela revista especializada alemã "KFZ-Anzeiger", em cooperação com outras publicações europeias. O percurso de teste, que fica no sul da Baixa Saxónia e tem cerca de 188 quilómetros de comprimento, estende-se desde Bockenem no Harz até Hannoversch Münden/Stauffenberg e vice-versa. Os tratores semirreboque com uma potência de cerca de 500 cv e 2500 Nm de binário participaram no ETC 2020.
O Euro Truck Test, por sua vez, teve a primeira edição em 2006, numa organização das revistas especializadas germânicas alemãs "Trucker" e "Verkehrsrundschau", e conta com o envolvimento de outras revistas especializadas europeias.
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A pista de ensaio estende-se por 342,8 quilómetros a norte de Munique e via Regensburg, Nuremberga e Ingolstadt, entre outras. Como caraterística especial, é utilizado um veículo de referência para as medições de consumo do ETT. Isto permite que diferentes condições climatéricas durante os ensaios individuais, sejam consideradas permitindo uma comparação equitativa dos veículos de ensaio. No ETT 2020, o foco foi nos tractores semirreboque na gama de potência um pouco acima dos 400 cv.