O prémio de "Camião Internacional do Ano" volta a ficar na Alemanha, com o novo MAN TGX a suceder ao Mercedes-Benz Actros. O conforto de condução, as condições de trabalho e de vida, a segurança, eficiência, conectividade e serviços inovadores foram os aspetos que contribuíram para a atribuição do título ao MAN TGX, num ano em que a concorrência também foi virtualmente inexistente.
Apresentado oficialmente na cidade de portuária em fevereiro de 2020, o MAN TGX foi projetado para se tornar num das referências do transporte rodoviário de longo curso em termos de conforto do motorista, eficiência de combustível, conectividade e interface homem-máquina.
O desenvolvimento da nova gama de camiões da MAN levou em conta o contributo de 300 empresas e 700 motoristas acerca das suas necessidades para o novo camião. Os engenheiros da marca alemã incorporaram as sugestões na conceção da nova geração de camiões.
A nova gama MAN TGX está preparada para responder às necessidades das empresas no que diz respeito à eficiência operacional e aos custos, oferecendo uma ergonomia única no local de trabalho, uma elevada segurança e um ambiente relaxante nas horas de descanso.
A evolução registada na nova de camiões da MAN levou o júri do prémio "Camião Internacional do Ano" a atribuir troféu de 2021 ao modelo TGX.
Os jurados reconheceram o novo MAN TGX como sendo particularmente avançado em termos de conforto de condução, condições de trabalho e de vida, segurança, eficiência de combustível, conectividade, serviços inovadores, e filosofia de controlo e exibição do operador.
Redução do consumo até 8,2%
Para além do seu conforto de condução, o local de trabalho do motorista com os seus instrumentos de visualização claramente dispostos e totalmente digitais, a condução intuitiva e as funções multimédia incorporadas no novo volante multifunções generosamente ajustável e a função inovadora de controlo de botões rotativos do sistema MAN SmartSelect foram factores que impressionaram o membros do júri.
Os jurados também avaliaram positivamente as condições de qualidade de vida proporcionadas pela nova cabina.
Durante os testes de condução, foram também surpreendidos pela extraordinária eficiência da cadeia cinemática do Euro 6d no novo MAN TGX, que oferece uma poupança de combustível de até 8,2% em comparação com a versão anterior, quando acoplada ao refinamento aerodinâmico do design da cabine e ao sistema de cruise control por GPS MAN Efficient-Cruise, que agora dispõe um grau de antecipação ainda maior.
LEIA TAMBÉM
MAN conclui renovação da nova geração de camiões
O júri também destacou o elevado nível de segurança, que, com funções como os sistemas de apoio à mudança de direção e de faixa de rodagem baseados em radar, Lane Return Assist e condução assistida em engarrafamentos de trânsito, não só tira a pressão do condutor como também contribui significativamente para a segurança de outros utentes da estrada.
Por último, o novo MAN TGX causou uma impressão particularmente marcante com os peritos da ITOY graças ao elevado grau de conectividade proporcionado pela sua arquitetura eletrónica, que é a primeira do seu género no sector dos veículos comerciais, e à gama de serviços digitais associados a esta.