A MAN passou a disponibilizar versões de tração integral com pesos brutos de 5,0 a 5,5 toneladas na gama TGE. Desenvolvido pela Oberaigner, o sistema assegura a distribuição da potência em função da carga e uma excelente mobilidade em fora de estrada.
A MAN Truck & Bus reforçou a oferta da gama de comerciais ligeiros TGE, com uma nova versão de tração integral com pesos brutos de 5,0 toneladas e 5,5 toneladas. A nova solução resultou de uma parceria com o especialista austríaco Oberaigner para as conversões dos veículos de tração às quatro rodas.
A oferta de veículos ligeiros de tração integral como chassis-cabina, furgões ou miniautocarros passou a ser complementada por veículos com pesos brutos de 5,0 a 5,5 toneladas.
As áreas típicas de aplicação incluem veículos de combate a incêndio e de emergência, serviços municipais, veículos para a indústria da condução, autocaravanas todo-o-terreno ou miniautocarros com elevados requisitos de capacidade de carga.
LEIA TAMBÉM
MAN TGE FURGÃO ST TA 3.180: À medida das frotas
A solução desenvolvida pela Oberaigner inclui um sistema permanente de tração integral com tração a um único eixo frontal e caixa de transferência de três eixos com distribuição de potência dependente da carga entre os eixos (diferencial de Torsen).
Se a tração diminuir num eixo, mais binário é automaticamente transferido para o outro eixo sem demora.
Motor 2.0 TDI de 177 cv
Os novos veículos 4x4 são transformados a partir de furgões standard ou chassis-cabina com tração traseira, relação eixo traseiro de 4,7 para 1, rodado traseiro duplo e o mais potente motor diesel de 2,0 litros com 177 cv de potência e 410 Nm de binário.
As opções disponíveis incluem uma transmissão de seis ou oito velocidades e uma distância entre eixos de 3640 ou 4490 milímetros. Além disso, os furgões TGE podem ser equipados com pneus super simples como opção.
A MAN sublinha que a altura ao solo não sofreu alteração nesta versão de tração integral, constituindo uma vantagem se o veículo for utilizado como ambulância ou miniautocarro. Em opção, porém, está disponível a possibilidade de aumento da altura ao solo de 30 mm.
A carga útil do MAN TGE também não foi comprometida, uma vez que o sistema de tração integral tem um peso de apenas de 130 quilos. Isto significa que o MAN TGE de cabina simples, com 5,5 toneladas de peso bruto, motorização 2.0 TDi de 177 cv, distância entre-eixos curta e tração integral ainda oferece uma carga útil de aproximadamente 3370 quilos.