Com motor 2.0 TDI de 170 cv e nível de equipamento aceitável, o TGE Furgão Standard cumpre os requisitos das frotas de média e grande dimensão.
Lançado no último trimestre de 2017, o comercial ligeiro de grandes dimensões da MAN está a registar uma boa aceitação por parte dos operadores portugueses.
Isso deve-se não só à oferta de uma gama bastante completa e como também ao serviço de assistência típico de uma marca de camiões que transmite a confiança necessária aos clientes para apostarem num modelo proposto em vários tipos de carroçaria (furgões de mercadorias, chassis-cabina simples e dupla, combis de passageiros) e várias distâncias entre-eixos, assim como comprimentos exteriores e alturas de tecto.
Apesar de sair da mesma linha de montagem do que a Volkswagen Crafter, o MAN TGE procura ter uma identidade própria para se diferenciar e impor no mercado.
O principal traço distintivo consiste na grelha do radiador que inclui o logótipo da marca e o leão. As portas traseiras incluem igualmente elementos alusivos à MAN.
Volume útil de carga de 11,3 m3
Uma das versões mais procuradas pelos operadores portugueses é o furgão de mercadorias, com chassis standard, tecto alto e tração dianteira.
Com um comprimento exterior de 5,98 metros e uma altura de 2,59 metros oferece um volume útil de 11,3 m3, graças à combinação de um compartimento de carga com 3,45 metros de comprimento, 1,83 metros de largura (1,03 metros entre as cavas das rodas) e uma altura de 1,96 metros.
O plano de carga é de 57 centímetros. A acessibilidade à área da carga é assegurada por duas portas traseiras assimétricas e por uma generosa porta lateral deslizante. Para garantir o transporte em segurança da carga estão disponíveis seis olhais de amarração.
Com o objetivo de evitar danos no interior, as paredes laterais e as portas da unidade ensaiada estão protegidas com painéis em madeira, enquanto o piso também possui revestimento.
Equipamento q.b.
A cabina da versão ensaiada oferece uma lotação para três ocupantes, com banco individual para o condutor e duplo para o acompanhante. O interior apresenta materiais de qualidade e um bom nível de construção, destacando-se ainda pelo espaço disponibilizado aos utilizadores.
O desenho do painel de bordo apresenta uma disposição horizontal, encontrando-se dividido em três zonas funcionais: compartimento fechado no lado do passageiro, consola central que inclui um rádio Bluetooth e posto de condução.
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O banco do condutor é ajustável, assim como a coluna da direção. O volante multifunções é específico da MAN, assim como a animação exclusiva quando se liga a ignição.
A posição de condução elevada e os espelhos exteriores de campo duplo garantem uma boa visibilidade da estrada e das condições de trânsito.
Espaços para guardar objetos não faltam na cabina do MAN TGE, incluindo compartimentos por baixo do banco duplo do passageiro ou por cima do pára-brisas. Por outro lado, as costas do banco central podem ser transformadas numa prática mesa de apoio.
Tecto Alto integra lista das opções
Em termos de equipamento, a unidade ensaiada oferece uma dotação de série ajustada em função da procura. Destacam-se o ar condicionado, rádio Bluetooth, airbag passageiro, assistente de ventos laterais, assistente de travagem de emergência (Front Assist) e cruise control, assistente de arranque em subida. O teto alto e o volante multifunções são opcionais propostos por 1056 euros.
No capítulo mecânico, a unidade ensaiada contava com a motorização 2.0 TDI de 177 cv, que, em combinação com uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades, oferece um elevado binário a baixos regimes, assim como uma subida rápida de rotação e uma grande elasticidade.
Os consumos não são muito penalizados para um veículo que pesa em vazio mais de 2,2 toneladas, com o computador de bordo a indicar uma média combinada de 7,9 l/100 km. Em regime urbano, este valor pode subir para os 8,6 l/100 km.
O MAN TGE Furgão Standard 3.180 está disponível com um preço de venda ao público a partir de 38.023 euros, oferecendo um nível de equipamento não muito completo, mas, ainda, aceitável, e um dos motores mais potentes do segmento.
Artigo publicado originalmente na Turbo Comerciais 36 - dezembro de 2019