MAN Truck & Bus investiga soluções a hidrogénio para pesados

A MAN Trucks & Bus quer acelerar a investigação de soluções a hidrogénio para veículos pesados. Para o efeito estabeleceu protocolos.

A MAN Trucks & Bus quer acelerar a investigação de soluções a hidrogénio para veículos pesados. Para o efeito estabeleceu protocolos com universidades e pretende começar a efetuar ensaios com clientes em 2023 / 2024.

A MAN Truck & Bus está a implementar um plano de Investigação & Desenvolvimento que prevê a utilização de hidrogénio em veículos pesados. A marca alemã anunciou que vai construir vários protótipos no próximo ano, estando previstos testes com a utilização de um célula de combustível (fuel-cell) e de um motor de combustão H2.

A MAN Truck & Bus considera que cada uma destas soluções apresentam vantagens. A célula de combustível apenas emite vapor de água e a energia gerada a bordo oferece uma autonomia de aproximadamente 800 quilómetros, que permite a operação sem constrangimentos de camiões de longo curso e com uma elevada carga útil.

Por outro lado, o motor de combustão a hidrogénio constitui uma solução que pode ser disponibilizada mais rapidamente, graças à sua conhecida tecnologia de base.

No âmbito do desenvolvimento de soluções a hidrogénio, a MAN Trucks & Bus estabeleceu um acordo de cooperação entre a Universidade de Nuremberga (Friedrich-Alexander Universität Erlangen-Nürnberg) e o Nuremberg Tech (THN).

Uma das novidades deste acordo é a possibilidade de realização conjunta de testes de laboratório e em banco de ensaios por académicos, estudantes e equipa de desenvolvimento de um fabricante nas instalações da fábrica da MAN de Nuremberga, que atualmente produz motores diesel.

Ensaios com clientes em 2023/2024

O construtor alemão pretende efetuar testes em condições reais em conjunto com clientes selecionados em 2023 e 2024. O objetivo é testar todo o ecossistema do hidrogénio na logística dos transportes.

Ao abrigo do projeto Bayernflotte (frota bávara), a MAN gostaria de testar o hidrogénio para utilização no transporte rodoviário de mercadorias de longo curso num projeto de consórcio em conjunto com operadores de infraestruturas bávaras e parceiros de expedição de mercadorias. Estão já em curso conversações iniciais sobre este assunto com o governo do estado da Baviera. Está também prevista a cooperação com universidades.

LEIA TAMBÉM
Bosch acredita na célula de combustível para o longo curso

"Levamos muito a sério a nossa responsabilidade para com o ambiente e a sociedade, pelo que a MAN Truck & Bus está a utilizar muita energia para o desenvolvimento de sistemas de transmissão alternativos", afirma Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo para a Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus.

"O hidrogénio pode ser uma solução interessante, mas depois as infraestruturas precisam de ser significativamente expandidas. Estamos felizes por dar o nosso contributo, desenvolvendo os veículos certos - como demonstramos com o nosso roteiro".