MAN iniciou produção do Lion´s City E na Polónia

A produção do autocarro elétrico da MAN já arrancou. O Lion´s City E é fabricado na mesma linha de montagem do modelo de combustão.

A produção do autocarro elétrico urbano da MAN já arrancou na Polónia. O Lion´s City E é fabricado na mesma linha de montagem do modelo de combustão.

A fábrica de autocarros da MAN Truck and Bus de Starachowice, na Polónia, iniciou a produção em série do autocarro elétrico urbano Lion's City E. As primeiras unidades que deixaram a linha de montagem tiveram como destino a empresa de transportes públicos alemã VHH (Hamburg-Holstein).

O MAN Lion's City E é construído na mesma linha de montagem onde são produzidos os restantes autocarros urbanos da marca alemã, já que apenas 30% a 40% dos elementos da carroçaria são diferente da versão convencional. A linha motriz elétrica é específica desta variante, assim como as baterias e os outros componentes de alta voltagem.

Para permitir a produção de autocarros elétricos em Starachowice, tiveram de ser adquiridos novos sistemas ou atualizados os existentes. Os processos de trabalho também tiveram de ser reestruturados e cerca de 3.500 colaboradores tiveram de passar por uma formação extensiva. 

Com base neste trabalho foi possível iniciar a produção em série do MAN Lion's City 12 E até ao início do quarto trimestre de 2020, sendo todo o processo realizado numa única linha de produção juntamente com os tipos convencionais de autocarros urbanos.

Primeiras encomendas e entregas

Os primeiros autocarros elétricos de 12 metros, produzidos em série, já começaram a ser entregues aos clientes. A Hamburg-Holstein recebeu 17 unidades do Lion's City E. Outras cidades seguiram o exemplo de Hamburgo, tendo adjudicado este veículo ao fabricante alemão.

Uma destas encomendas veio de Malmö, na Suécia. A Nobina Sverige AB, o maior operador de autocarros da Escandinávia, adjudicou 22 autocarros MAN Lion's City E.

Após o início da produção em série da versão de 12 metros do Lion´s City E, a fábrica de Starachowice já está a fazer os preparativos para a montagem da variante articulada de 18 metros, o que deverá acontecer até ao final do primeiro semestre de 2021.

Com base em testes realizados em condições tão diferentes como os 30 graus negativos do Círculo Ártico ou as temperaturas superiores a 35º no sul de Espanha, o autocarro elétrico da MAN consegue oferecer uma autonomia entre 200 km e 270 km. Na cidade de Badajoz foi mesmo possível fazer um turno completo de 16 horas, tendo sido percorrida uma distância total de 284 quilómetros com o mesmo carregamento.