Até final de 2021, a MAN pretende ter 170 oficinas preparadas para darem assistência a veículos elétricos da marca, incluindo camiões, autocarros e comerciais MAN eTGE.
A MAN Trucks & Bus pretende acelerar a expansão das suas atividades na área da mobilidade elétrica e já está a preparar as suas oficinas na Europa para darem assistência aos veículos elétricos da marca.
Até ao final de 2020, MAN prevê ter um total de 110 pontos de serviço preparados assistirem camiões elétricos, autocarros elétricos e comerciais eTGE, estando previsto o aumento para 170 oficinas até final de 2021.
"Embora neste momento estejam apenas operacionais alguns veículos elétricos MAN na Europa, já começámos a preparar as nossas oficinas com medidas extensivas para os novos requisitos dos veículos elétricos", afirma Jan Eike Witt, Vice-Presidente Sénior para a Gestão Pós-Venda na MAN Truck & Bus.
"Desta forma, estamos a assegurar que os nossos clientes possam contar com o excelente serviço MAN a que estão habituados, e sabem que os seus veículos elétricos estão em boas mãos", sublinha Jan Eike Witt.
Nível de serviço definido para cada oficina
Os procedimentos de preparação das oficinas de serviço MAN existentes foram divididos em três fases.
O objetivo é que exista um nível de supervisão definido para as respetivas oficinas de serviço - incluindo o apoio de peritos com sistemas de reparação de alta tensão, qualificações para que as oficinas se possam especializar em eletromobilidade, e ajuda a certas oficinas com especialização na reparação de baterias de alta tensão (por exemplo, em caso de acidente).
Os conhecimentos especializados serão inicialmente acumulados em locais onde já existe um volume elevado de veículos elétricos. Prevê-se que redes de serviço selecionadas em áreas urbanas estejam disponíveis para a reparação de veículos de alta tensão até ao final de 2021.
A MAN irá também formar uma equipa de peritos para poder trabalhar com baterias ao vivo para quase todos os mercados na Europa.
Além de desenvolver as competências dos profissionais nas oficinas, a MAN também equipará as oficinas com ferramentas especiais para lidar com sistema de alta tensão.
Baterias substituídas devolvidas à fábrica
A marca implementará também novos processos e práticas de trabalho para garantir que os veículos elétricos sejam tratados com segurança.
Cada um dos parceiros de serviço selecionados da MAN também receberá pelo menos dois especialistas elétricos formados para a tecnologia de veículos.
LEIA TAMBÉM
MAN começa a entregar camiões elétricos
Desta forma, a MAN assegura que, em cada área urbana, existam especialistas formados em lidar com veículos elétricos e que possam também repará-los profissionalmente.
O conceito de mobilidade elétrica MAN para oficinas também tem em consideração a devolução, substituição e reparação de baterias de alta tensão instaladas em veículos elétricos. A estas baterias aplicam-se normas particulares de segurança no que diz respeito ao armazenamento e transporte.
Uma vez que as quantidades ainda são baixas e os custos relativamente elevados, o conceito não prevê o armazenamento ou reparação de baterias nas próprias oficinas.
Em vez disso, de acordo com as normas de segurança, as devoluções serão centralizadas. Assim, quando se prevê a substituição de uma bateria, esta será enviada para a fábrica.
Curso específico MAN ProfiDrive
A MAN Truck & Bus está a preparar não só as oficinas de serviço, mas também os clientes e motoristas para as especificidades de lidar com veículos elétricos.
Cada cliente recebe um guia completo de entrega-verificação que contém informações e notas de segurança sobre o seu veículo quando adquire um veículo elétrico MAN.
Além disso, os clientes e os seus motoristas têm a oportunidade de completar um curso de formação técnica específico MAN ProfiDrive que fornece informações ainda mais aprofundadas sobre como lidar com veículos elétricos de forma segura e económica.