MAN Lion's City E está a ser testado em Munique

Para testes em condições reais, o autocarro elétrico da MAN, Lion´s City, começou a ser operado pela empresa de transportes públicos de Munique.

Para testes em condições reais de serviço, o autocarro elétrico de 12 metros da MAN, Lion´s City, começou a ser operado pela empresa de transportes públicos de Munique, MVG.

O novo autocarro elétrico de 12 metros da MAN está a ser utilizado em operações de serviço regular em Munique pela empresa MVG (Münchner Verkehrsgesellschaft) na carreira "Museenlinie 100", entre as estações Hauptbahnhof e Ostbahnhof.

O MAN Lion's City E foi decorado com as cores e equipamento da MVG, sendo imediatamente reconhecido com um autocarro do operador de transportes públicos da capital da Baviera.

O veículo possui uma configuração de três portas para possibilitar um fluxo mais rápido dos passageiros. Esta versão de 12 metros permite transportar até 88 passageiros.

O design do autocarro urbano elétrico da MAN foi reconhecido internacionalmente e distinguido com vários prémios, introduzindo um novo estilo dinâmico ma paisagem urbana de Munique.

Uma das inovações consistiu na remoção da torre do motor, permitindo otimizar a área de passageiros na secção traseira do veículo. Os designers utilizaram a sua liberdade criativa para disponibilizar condições de luz mais atrativas e instalar quatro bancos adicionais.

O MAN Lion's City E, que está ao serviço da MVG, recebeu um motor central no eixo traseiro. Segundo a MAN, esta é uma solução mais simples e acessível do que os motores localizados na proximidade imediata dos cubos das rodas.

O mesmo eixo motriz também está presente nos outros modelos da nova geração Lion's City, contribuindo para otimizar os trabalhos de manutenção e o custo total de propriedade.

Autonomia de 200 km

O MAN Lion´s City E de 12 metros possui um sistema de propulsão elétrico qu desenvolve entre 160 kW e 240 kW. O motor elétrico é alimentado por uma betaria de iões de lítio, constituída por seis módulos, com uma capacidade de 480 kWh.

A marca alemã anuncia uma autonomia de 200 quilómetros, podendo chegar aos 270 km em condições favoráveis.

A capacidade da bateria pode ser recuperada num posto de carregamento com potência de 150 kW, demorando essa operação menos de três horas.

A MVG anunciou que pretende converter gradualmente toda a sua frota para autocarros com emissões zero. A empresa tem vindo a testar regularmente novos autocarros elétricos. Atualmente estão em operação cinco autocarros elétricos na carreira 100.

A empresa já encomendou mais unidades que devem chegar a Munique ainda este ano. Até 2021, a MVG terá uma frota de 26 autocarros elétricos, que utilizarão energia produzida a partir de fontes renováveis.

Roteiro da eletromobilidade

A MAN lançou um roteiro de mobilidade elétrica que inclui ensaios intensivos do Lion's City E por vários operadores europeus.

A frota de demonstração é constituída por 15 autocarros elétricos e irá prestar serviços aos clientes em cinco países europeus: Alemanha, Espanha, Luxemburgo, Bélgica e Espanha.

LEIA TAMBÉM
Autocarros elétricos articulados da MAN nas ruas de Barcelona e Colónia

Os primeiros dois primeiros autocarros elétricos de 12 metros foram entregues em dezembro de 2019 aos operadores de transporte Hamburger Hochbahn AG e Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH para uso diário na cidade portuária hanseática.

A MAN também fornecerá o autocarro elétrico de 18 metros aos operadores de transportes Kölner Verkehrs-Betriebe AG (KVB) em Colónia e Transportes Metropolitans de Barcelona (TMB) em Espanha, a fim de realizar os testes práticos planeados.

Os primeiros autocarros MAN Lion's City E de 12 metros produzidos em massa, deverão ser entregues aos clientes no quarto trimestre de 2020. O Lion's City E totalmente elétrico na versão articulada seguir-se-á aproximadamente seis meses mais tarde, e deverá entrar em produção em série na primeira metade de 2021.