Lion's City E. Autocarro elétrico da MAN regista autonomia de 550 km

Mais de 550 km foram percorridos pelo autocarro elétrico da MAN, Lion's City E, durante 24 horas na cidade de Munique num teste de autonomia.

Mais de 550 km foram percorridos pelo autocarro elétrico da MAN, Lion's City E, durante 24 horas na cidade de Munique num teste de autonomia realizado pela equipa da MAN Bus Efficiency.

Um autocarro urbano elétrico da MAN percorreu mais de 550 quilómetros durante 24 horas na cidade alemã de Munique, numa iniciativa denominada "MAN eBus Efficiency Run". Nesta operação esteve envolvido um MAN Lion's City 12 E que efetuou o percurso das carreiras 176 e X80 da Autoridade de Transporte de Munique (MVG) entre Karlsfelder Strasse, Moosacher e a estação de Puchheimer, com motoristas MAN ProfiDrive ao volante.

"É realmente incrível o que os motoristas e o veículo conseguiram fazer. O MAN Lion's City E fez 550 quilómetros numa rota de transporte público local em condições realistas - tudo com uma única carga de bateria" comenta Rudi Kuchta, responsável pela área de negócio de autocarros da MAN Truck & Bus.

"Estamos absolutamente maravilhados com este excelente resultado. Finalmente, demonstramos claramente que a e-mobilidade é agora adequada para o uso diário,", acrescenta Rudi Kuchta.

A equipa da MAN eBus Efficiency procurou fazer um teste ao autocarro elétrico em condições tão realistas quanto possível. Assim, o MAN Lion´s City E de 12 metros realizou uma carreira real e parou em todas as paragens, abriu as portas e voltou-as fechar.

MAN Efficiency Run envolveu a participação de um MAN Lion's City 12e

Além disso, foram usados pesos para simular a utilização média dos passageiros. O teste também foi realizado em condições relativamente favoráveis, sob temperaturas amenas de primavera numa carreira urbana / interurbana relativamente plana.

Objetivo cumprido

A MAN eBus Efficiency Run também foi acompanhada por um jornalista e por especialistas do órgão oficial de testes TÜV SÜD, que selou a tomada de carregamento do autocarro antes de este partir, removendo-o ao final do dia e conferiu a autonomia alcançada.

"O nosso objetivo era demonstrar que se pode alcançar uma autonomia muito grande com o nosso Lion's City E em condições diárias reais. E depois de percorrer uma distância total de 550 quilómetros, podemos dizer que definitivamente alcançá-lo", afirma Rudi Kuchta.

LEIA TAMBÉM
MAN vai fornecer 39 autocarros elétricos a Nuremberga

"Além da disponibilidade e fiabilidade, a questão da autonomia é um fator crucial para nossos clientes. Em última análise, no futuro, um veículo elétrico precisará de ser capaz de assumir os percursos que antes eram operados utilizando um veículo com um motor de combustão interna, encaixando-se perfeitamente na operação geral da frota", refere o responsável da unidade de autocarros da MAN Truck & Bus. 

"Com um alcance de 550 quilómetros, isto é possível sem carregamento intermédio em 99% dos casos. Isso significa que os clientes podem carregar os seus autocarros no entreposto e não precisam de investir em tecnologia adicional ao longo da rota - uma vantagem crucial", sublinha Rudi Kuchta.

Com base numa análise realizadas por especialistas da MAN Transport Solutions a 1325 rotas operadas por clientes, a marca alemã adianta que mesmo intervalos de "apenas" 400 quilómetros ou 300 quilómetros permitiriam cobrir 98 e 89 por cento, respectivamente, das rotas.

Bateria desenvolvida pelo Grupo Volkswagen

A elevada autonomia alcançada pelo MAN Lion's City E deve-se em parte à sofisticada tecnologia de célula da bateria desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, que a MAN pode usar para o autocarro elétrico.

Além disso, a otimização da gestão de temperatura garante um nível excecionalmente elevado de disponibilidade, independentemente da época do ano. Como resultado, o Lion's City E garante que a autonomia seja de até 270 km durante toda a vida útil das baterias.

"O funcionamento do e-bus MAN demonstrou de forma impressionante que, nas condições ideais do dia a dia, o alcance pode ser muito superior a 270 quilómetros", sublinhou Heinz Kiess, diretor de Marketing & Produto de Autocarros da MAN Truck & Bus.

Juntamente com tecnologias inovadoras, a condução eficiente também desempenha um papel decisivo quando se trata de autonomia. Como resultado, motoristas experientes da MAN ProfiDrive estiveram ao volante no teste em Munique. 

"É importante não subestimar a influência do motorista. É por isso que oferecemos formação especial para moto-ristas do nosso e-bus. As formações têm como foco a condução económica ", salienta Heinz Kiess.