800 km de autonomia. MAN eTruck já está em testes de estrada

O camião elétrico de longo curso MAN eTruck já iniciou os testes de estrada para assegurar a sua fiabilidade, antes do seu lançamento

O camião elétrico de longo curso MAN eTruck já iniciou os testes de estrada para assegurar a sua fiabilidade, antes do seu lançamento no mercado em 2024. Entre os argumentos destaque para uma autonomia anunciada entre 600 a 800 km e a possibilidade de carregamento ultrarrápido a um megawatt.

Uma das principais atrações do stand da MAN no IAA Transportation 2022, que decorreu em final de setembro, foi o MAN eTruck, o camião elétrico para longo curso da marca alemã. Após a apresentação oficial ao público, o fabricante anunciou o início dos testes de estrada com este modelo, visando a sua introdução no mercado em 2024.

O MAN eTruck estará preparado para aceitar carregamentos em postos ultrarrápidos com potência até um megawatt. Graças a esta tecnologia inovadora que está a ser desenvolvida com a ABB será possível efetuar percursos diários com uma extensão entre 600 e 800 quilómetros, resultante da combinação entre elevada potência de carregamento e reduzidos tempos para recuperação da carga da bateria. No futuro, a autonomia poderá chegar aos 1000 km.

Poupança anual até 7000 euros

A marca de Munique sublinha que o MAN eTruck será duas vezes mais eficiente do que um camião diesel atual de longo curso que registe um consumo médio de 27,0 l/100 km. Isso significa que o camião elétrico poderá evitar emissões de 100 toneladas de dióxido de carbono por ano ou por cada 120 mil quilómetros. Em termos económicos, as empresas de transporte poderão poupar até sete mil euros por ano na diferença de custos de energia.

A MAN acrescenta que o eTruck estará preparado para diversos tipos de aplicações. desde o transporte de longo curso de produtos refrigerados numa configuração clássica de trator e semirreboque até ao transporte de materiais para locais de construção com camião rígido e reboque ou como veículo de recolha de resíduos urbanos com três eixos. 

A MAN já produziu 20 protótipos do futuro camião elétrico de longo curso no Centro de eMobilidade da fábrica de Munique. No futuro irão sair da linha de montagem camiões elétricos e convencionais, já que a marca alemã pretende tornar a produção mais flexível para acelerar a mobilidade elétrica no segmento de veículos pesados, permitindo a produção de camiões diesel e elétricos na mesma linha.

Terceira geração de baterias

O novo MAN eTruck vai estar equipado com a terceira geração de baterias de tração da MAN. A marca alemã sublinha que ganhou uma experiência considerável com a primeira geração utilizada numa pequena escala no MAN eTGM, que provou as suas qualidades ao serviço das empresas de transportes, tendo acumulado mais de 1,5 milhões de quilómetros em vários países europeus desde 2019.

Com a segunda geração de baterias utilizada no autocarro urbano elétrico MAN Lion´s City E foi possível percorrer 550 quilómetros com um único carregamento, o que constitui um novo recorde.

Para além da autonomia, a equipa de desenvolvimento da MAN aposta ainda na segurança em caso de embate, na durabilidade, na vibração e na resistência à temperatura.

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Além do desenvolvimento do produto, a MAN também está a trabalhar para que seja possível a utilização de camiões elétricos em todos os tipos de operação e na preparação das empresas de transporte para a nova era. Esse trabalho está a ser desenvolvido pela MAN Transport Solutions e prevê a disponibilização de serviços de consultadoria para apoiar os operações na transição energética. 

As equipas não só vão aconselhar acerca dos veículos mais indicados para cada tipo de operação, mas também em áreas como a otimização de custos, análise de rotas e otimização da frota. Por outro lado também poderá propor a infraestrutura de carregamento mais adequada, contando, para o efeito, com o apoio de parceiros como a ABB, Heliox e SBRS-Schaltbau.