MAN eTGM ganha primeira edição do prémio "Green Track Award"

O camião elétrico da MAN, eTGM, ganhou a primeira edição do prémio "Green Track Award", atribuído por uma revista alemã, com base na votação

O camião elétrico da MAN, eTGM, ganhou a primeira edição do prémio "Green Track Award", atribuído por uma revista alemã, com base na votação dos leitores. O MAN eTGM foi distinguido na categoria "Last Mile".

A revista alemã Auto Bild convidou os seus leitores a votarem em seis categorias para as ideias mais sustentáveis para a mobilidade do futuro. O camião elétrico de distribuição pesada da MAN, eTGM, ganhou na categoria "Last Mile".

Os mais de mil votantes que contribuíram para a eleição do MAN eTGM nesta categoria ficaram convencidos pelo facto de o camião eléctrico da marca alemã não ser apenas livre de emissões, mas também silencioso.

Essas caraterísticas permitem que as operações de distribuição urbana possam ser transferidas para o período noturno que está livre de congestionamentos. Isto acelera a logística em até 30 por cento, reduz as emissões de CO2, e alivia a carga sobre os residentes locais - uma clara vantagem para todos.

Primeiro projeto em 2018

"Estamos encantados com o prémio para o nosso MAN eTGM. Isto confirma, mais uma vez, que a nossa estratégia de nos concentrarmos na mobilidade eléctrica como um sistema de tração em todas as séries de modelos, está correta", afirma Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus.

"Ao mesmo tempo, o prémio é um incentivo para o próximo lançamento no mercado do nosso eTGM em 2024", sublinha o responsável máximo do fabricante de camiões e autocarros de Munique.

LEIA TAMBÉM
Camião elétrico da MAN já está ao serviço do Aldi

O primeiro prémio conquistado pelo MAN eTGM ocorreu em 2019, tendo sido atribuído pela revista Transport na categoria "Electrified Truck", na sequência de um projeto-piloto prático de três anos lançado em 2018 com nove clientes austríacos utilizando uma versão eléctrica do MAN TGM. 

Desde o final de 2019, uma primeira série do camião de distribuição totalmente elétrico de 26 toneladas foi entregue a empresas de transporte europeias. Desde então, os veículos têm vindo a ser colocados à prova em duras operações diárias de transporte da Noruega para Espanha. 

Nova gama a partir de 2024

A MAN está a aplicar esta experiência não só ao futuro desenvolvimento da tecnologia de produção em série, mas também a futuros serviços relacionados com a mobilidade eléctrica e serviços de consultoria associados para os clientes.

A MAN está a integrar a sua profunda experiência prática com o eTGM diretamente no desenvolvimento da sua gama de camiões elétricos em série, que terá início em 2024.

Uma característica técnica especial do próximo camião elétrico da MAN é a sua preparação para o futuro carregamento de megawatts: elevadas capacidades de carregamento com tempos de carregamento curtos também tornam o camião eléctrico adequado para o transporte pesado de longo curso com distâncias diárias entre 600 e 800 quilómetros, e numa data posterior mesmo até 1000 quilómetros.

Juntamente com baixos custos operacionais e o melhor balanço energético, os veículos elétricos a bateria oferecem a tecnologia mais adequada para as futuras frotas de veículos comerciais isentos de CO2.