A MAN passou a disponibilizar versões carroçadas do comercial ligeiro elétrico eTGE. Desenvolvidas em cooperação com conceituados fabricantes de carroçaria, as primeiras propostas incluem variantes com contentor fechado, plataforma ou caixa basculante trilateral.
A MAN Truck & Bus passou a disponibilizar derivativos carroçados da versão elétrica do comercial de grandes dimensões TGE. A nova oferta destina-se a satisfazer a procura por soluções de emissões zero para operações em áreas urbanas.
Os novos MAN eTGE foram desenvolvidos ao abrigo de cooperação com conceituados fabricantes europeus de carroçarias, estando disponíveis variantes com contentor fechado, plataforma ou basculante trilateral.
Com contentor fechado, o MAN eTGE oferece um comprimento de carga de 3,28 metros, uma largura de 2,06 metros e uma altura de 2,00 metros (ou 2,20 metros em opção), o que se traduz num volume útil de carga de 13,5 m3. A altura do plano de carga é de 1,05 metros. Para facilitar o acesso é possível recorrer a uma plataforma extensível de quatro partes. O interior conta com calhas laterais e frontais para amarração segura da carga. Esta carroçaria é fabricada pela empresa Spier Fahrzeugwerk.
Uma segunda proposta consiste numa plataforma ou caixa basculante trilateral que se destina a serviços municipais, à indústria da construção ou a serviços de jardinagem e paisagismo. Em cooperação com o fabricante Schoon Fahrzeugesysteme, a MAN disponibiliza uma plataforma com 3,26 metros de comprimento e 2,04 metros de largura.
As paredes laterais rebatíveis têm 30 cm de altura. Dez olhais de fixação, cada um com uma força de tração de 500 daN, estão integrados na plataforma. Nesta solução, a carga útil é de 820 kg, sendo de 750 kg com a basculante trilateral.
Caraterísticas técnicas inalteradas
As caraterísticas técnicas do MAN eTGE não sofreram alterações com as novas opções de carroçaria. A bateria possui uma capacidade de 35,8 kWh, enquanto o motor elétrico desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv). O binário de 290 Nm garante uma elevada agilidade para o seu uso típico no transporte de distribuição urbana. A autonomia anunciada é de 115 km em ciclo WLTP, mas em condições reais de utilização urbana pode chegar até aos 130 km, dependendo das condições de transporte.
Para apoiar a condução, o MAN eTGE recebeu uma dotação bastante completa, incluindo assistência à travagem de emergência, assistência ativa para manter a faixa, assistência para partida em subida, assistente de máximos, assistência para fadiga e assistência para vento cruzado.
Os sensores de estacionamento na parte dianteira e traseira garantem manobras seguras durante a carga e descarga, enquanto os faróis principais de LED e as luzes diurnas de LED brilham para uma boa visibilidade em todos os momentos.
Em termos de conforto, a carrinha elétrica MAN brilha com o sistema de informação e lazer MAN Media Van Navigation, ar condicionado Climatronic, volante multifunções e banco do condutor Comfort Plus.
Primeiras unidades na Holanda
"Na nova versão, o MAN eTGE torna-se ainda mais atraente para a distribuição urbana porque muitos operadores estão interessados num grande volume de carga, seja para entregas de pedidos online de grande volume ou para entregas de móveis", refere Martin Imhoff, Diretor de Marketing de Produto Van na MAN Truck & Bus.
LEIA TAMBÉM
Primeiro MAN eTGE em Portugal entregue à Cascais Ambiente
"Ao mesmo tempo, está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente na cidade, reduzir de forma sustentável as emissões de gases de escape e ruídos. A MAN eTGE com caixa oferece a combinação ideal para isso", acrescenta o responsável.
As primeiras unidades carroçadas do MAN eTGE já se encontram em operação na Holanda, ao serviço de lojas de mobiliário, assegurando entregas locais sem emissões de móveis volumosos na área metropolitana de Amesterdão.