A Cascais Ambiente é a primeira empresa em Portugal a integrar na sua frota o MAN eTGE, a versão elétrica da gama der comerciais ligeiros da marca alemã.
A MAN Truck & Bus Portugal entregou a primeira unidade do comercial ligeiro elétrico MAN eTGE à Cascais Ambiente, marca dos serviços prestados pela EMAC - Empresa Municipal de Ambiente de Cascais.
No âmbito da sua estratégia de descarbonização, a Cascais Ambiente tem vindo a substituir veículos de combustão por elétricos desde 2015. A aquisição mais recente foi um furgão MAN eTGE, equipado com motor síncrono permanente que oferece uma potência máxima de 100 kW e um binário máximo de 290 Nm. O motor elétrico está montado diretamente à frente no eixo motor em combinação com a caixa de velocidades de relação única.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com capacidade de 36 kWh, que permite uma autonomia de até 160 quilómetros em ciclo NEDC. A bateria pode ser carregada através de uma wallbox AC de 7,2 kW, em cerca de 5h30. Em alternativa é possível recuperar até 80% da capacidade da bateria num posto de carregamento rápido com 40 kW de potência.
Em termos de segurança e assistência à condução, a MAN eTGE conta com vários dispositivos avançados como sistema de assistência de estacionamento, com proteção lateral, faróis LED, assim como câmara multifunções, câmara de visão traseira, sistema de controlo de cruzeiro e limitação de velocidade máxima, e um sistema de monitorização envolvente com função de travagem de emergência na cidade. A Assistência à Travagem de Emergência (EBA) também integra a dotação de série.
Investimento em viaturas elétricas
A nova MAN eTGE vem reforçar uma frota de veículos elétricos da Cascais Ambiente que já representa 13% do total. Atualmente estão ao serviço da empresa 29 veículos elétricos, incluindo duas varredoras elétricas, um lava-ruas, 13 viaturas elétricas de ligeiros de passageiros e 13 viaturas elétricas de ligeiros de mercadoria. A Cascais Ambiente possui ainda com sete viaturas híbridas de ligeiros de passageiros, das quais duas são híbridas plug-in (PHEV).
A Cascais Ambiente entende que a descarbonização não pode ser unicamente encarada como a substituição direta de veículos a combustão por outros menos poluentes. A eficiência dos recursos, seja de que natureza forem, deve ser a linha orientadora da gestão das entidades não só públicas, como privadas, como forma de reduzir os impactos dos homens e das suas atividades no ambiente.
LEIA TAMBÉM
MAN prepara oficinas para assistirem veículos elétricos
Neste sentido, a Cascais Ambiente iniciou no final de 2019 a implementação de uma solução inteligente de gestão da frota de veículos ligeiros. O sistema é autónomo e é gerido remotamente. As chaves dos veículos utilizados para serviços externos estão todas referenciadas com RFID, e em breve, o sistema deverá disponibilizar alertas e sugestões de CarSharing entre os utilizadores, de modo a otimizar a utilização dos veículos.
Para este projeto, a Cascais Ambiente conta com a nova MAN eTGE, a primeira unidade deste modelo entregue no nosso país.