MAN começa a entregar camiões elétricos

A Friedrich Wenner é uma das primeiras empresas a adquirir o camião elétrico de distribuição pesada da MAN Truck & Bus, o eTGM.

A Friedrich Wenner é uma das primeiras empresas a adquirir o camião elétrico de distribuição pesada da MAN, o eTGM.

A MAN Truck & Bus entregou um dos primeiros camiões elétricos da gama TGM à empresa alemã Friedrich Wenner, especializada na produção de embalagens de cartão para alimentos. O novo MAN eTGM servirá de complemento à medidas introduzidas pela empresa nos últimos anos para diminuir de forma sustentável as emissões de dióxido de carbono.

Ao abrigo de uma abordagem holística e economizadora de recursos, que inclui a gestão e reciclagem sustentável de resíduos ou a otimização da eficiência energética na produção, a energia elétrica utilizada pelo camião será obtida a partir de um sistema fovoltaico instalado nos pavilhões de produção e armazenamento.

O MAN eTGM possui um chassis de três eixos 6x2-4 com eixo móvel direcionável elevável para um peso bruto de 26 toneladas. O camião está equipado com uma caixa de carga para o transporte adequado contra a humidade das caixas de cartão. Este veículo recebeu um motor elétrico que desenvolve uma potência de 264 kW (360 cv) e um binário de 3100 Nm.

As unidades auxiliares - direção assistida, compressor de ar, sistema de ar condicionado - são acionadas e controladas eletricamente através do sistema de gestão de energia de acordo com a procura.

Autonomia até 200 km

A energia elétrica utilizada pelo MAN eTGM será de origem renovável
A energia elétrica utilizada pelo MAN eTGM será de origem renovável

As baterias de iões de lítio do Grupo Volkswagen fornecem a energia para o camião, estando localizadas por baixo da cabina e por cima do eixo dianteiro, onde se encontra habitualmente o depósito de combustível está nos veículos convencionais. Outras baterias estão localizadas na estrutura do veículo.

A autonomia do MAN eTGM pode atingir 200 quilómetros, dependendo da área de operação e das condições climáticas e topográficas. As baterias podem ser carregadas com uma potência de carga de 22 ou 44 kW com corrente alternada ou como a chamada "carga de alta potência" com 150 kW de corrente contínua.

LEIA TAMBÉM
Dois prémios europeus de sustentabilidade para a MAN

O MAN eTGM dispõe ainda de uma sistema de recuperação da energia de travagem que transforma a energia cinética do veículo em energia elétrica durante as fases de impulso e travagem e repõe a energia na bateria. Isto permite aumentar significativamente a autonomia. Um ecrã no painel de instrumentos informa o condutor sobre a capacidade das baterias.

Para facilitar a operação com o MAN eTGM, a marca alemã disponibiliza aos clientes um serviço de aconselhamento individual, abrangente e orientado para soluções, com a MAN Transport Solutions. Além disso, os condutores do MAN eTGM recebem formação de condução da MAN ProfiDrive, especialmente concebida para satisfazer os requisitos de condução de um veículo totalmente elétrico.

Serviço de consultadoria

Para facilitar a operação com o MAN eTGM, a marca alemã disponibiliza aos clientes um serviço de aconselhamento individual, abrangente e orientado para soluções, com a MAN Transport Solutions. Além disso, os condutores do MAN eTGM recebem formação de condução da MAN ProfiDrive, especialmente concebida para satisfazer os requisitos de condução de um veículo totalmente elétrico.

O camião elétrico entregue à Friedrich Wenner integra uma das primeiras séries de veículos que a MAN irá entregar a vários clientes em toda a Europa em 2020. Desde Setembro de 2018, nove camiões elétricos já foram utilizados diariamente com sucesso em nove empresas do Conse- lho Austríaco para a Logística Sustentável (CNL). O LGI Logistics Group também tem vindo a utilizar um MAN eTGM na logística de peças para a Porsche nas suas instalações de produção em Stuttgart-Zuffenhausen desde Dezembro de 2018.