A MAN anunciou o lançamento de um chassis para autocarros elétricos que deverá chegar ao mercado em 2024. Esta é uma boa notícia para os operadores nacionais que vão ter acesso a uma solução para carroçamento local.
Ao contrário de algumas marcas como a Volvo Buses que deixaram de disponibilizar chassis para autocarros híbridos e elétricos, a MAN decidiu apostar neste segmento que tem forte implantação em alguns mercados na Europa como, por exemplo, Portugal e Espanha, mas sobretudo fora do Velho Continente.
Nesse sentido, a MAN anunciou que vai lançar uma versão em chassis do seu autocarro elétrico, que se destina ao mercado global. O fabricante de Munique sublinha que com este desenvolvimento prossegue a sua estratégia de eletrificação, iniciada com o Lion´s City E.
A MAN adianta que esta sua nova oferta tem o objetivo de contribuir para a dinamização da mobilidade sustentável em todo o mundo com a disponibilização de um chassis de autocarro elétrico para os mercados internacionais.
Baterias do Volkswagen Group
Os primeiros protótipos dos chassis elétricos de autocarro deverão ser entregues em 2023, estando prevista a produção em série a partir de 2024. Inicialmente, a MAN irá disponibilizar este chassis de autocarro elétrico na variante interurbana com dois eixos.
No desenvolvimento do novo chassis para autocarros elétricos, a MAN irá recorrer à tecnologia introduzida no Lion's City E, incluindo o motor elétrico central e a as baterias oriundas do Volkswagen Group.
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Para responder aos diversos requisitos dos operadores em termos de autonomia diária, quilometragem total e custos, a MAN também vai utilizar a tecnologia LFP (bateria de lítio fosfato ferro) que servirá de complemento às baterias NMC (lítio níquel manganês cobalto) do Lion's City E.
Autocarro Urbano do Ano de 2023
Os novos chassis de autocarros elétricos da MAN vão utilizar a tecnologia do modelo Lion's City, cujas qualidades foram reconhecidas como o prémio de "Bus of the Year 2023" (Autocarro Urbano do Ano de 2023), atribuído por júri constituído por 23 jornalistas da imprensa especializada europeia, após a realização na Irlanda de um exaustivo teste comparativo com outros quatro candidatos ao título.
"O novo MAN Lion's City 12 E tem um design inovador, oferece um elevado grau de conforto e um interior muito silencioso. A cabina do motorista é uma das melhores do mercado e tem um elevado grau de segurança", afirmou o presidente do júri Tom Terjesen.
"A MAN apostou na mobilidade elétrica desde o primeiro esboço e até ao produto final. Dessa forma tudo foi combinado na perfeição e não é um 'autocarro diesel convertido em elétrico', O júri do Autocarro Internacional do Ano tem uma impressão positiva desde o primeiro teste até à decisão de atribuir ao MAN Lion's City 12 E o prémio de "Autocarro Urbano do Ano de 2023", acrescentou o norueguês.
Novos desenvolvimentos
Por sua vez, Rudi Kutcha, diretor da área de autocarros das MAN Truck & Bus, afirmou que "todos estamos mais do que satisfeitos que o nosso Lion's City E tenha sido tão bem recebido pelo júri especializado e com a conquista deste prémio".
Desde o lançamento do Lion´s City E que a MAN já recebeu mais de mil encomendas para este modelo, estando a gama disponível em versões com 12,2 e 18,1 metros de comprimento. A oferta vai ser reforçada com uma nova variante de 10,5 metros, Lion's City E 10, que irá oferecer uma autonomia de até 300 quilómetros, graças a uma bateria com uma capacidade de 400 kWh (320 kWh utilizáveis).
A MAN continua a trabalhar no desenvolvimento desta gama para permitir oferecer as melhores soluções aos operadores. Nesse sentido, a marca implementou uma estratégia de duas baterias. Além da estratégia de autonomia de fiabilidade, até 270 quilómetros, a marca propõe ainda a "autonomia máxima" até 350 quilómetros.
Além disso, o novo sistema de ar condicionado à base de dióxido de carbono e as melhorias no circuito de aquecimento proporcionam um aumento da eficiência.