A MAN Truck & Bus está envolvida num projeto com camiões autónomos em terminais intermodais juntamente com vários parceiros. O objetivo é otimizar os sistemas e o software para que a operação possa ser realizada de forma fiável.
A MAN Truck & Bus, a Deutsche Bahn, a Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas e a Götting KG estão a participar num projeto conjunto de autonomização ANITA - Autonomous Innovation in Terminal Operations. O objetivo é avaliar o funcionamento prático de um sistema de condução autónoma com camiões de testes da MAN em terminais intermodais.
O projeto está a decorrer no armazém de contentores da DB Intermodal Services e do terminal DUSS (Deutsche Umschlaggesellschaft Schiene-Straße) em Ulm Dornstadt. O objetivo do ANITA é utilizar camiões autónomos para estabilizar os processos envolvidos em transferências de contentores da estrada para os caminhos-de-ferro, tornando-os mais eficientes, mais fáceis de planear e, ao mesmo tempo, mais flexíveis. Isto permitirá que mais mercadorias sejam transportadas de forma mais sustentável.
Para este fim, a MAN irá estar a aperfeiçoar as funções eletrónicas do camião autónomo, num contexto de verdadeiro ambiente operacional durante os próximos meses, para que possa analisar o ambiente, reagir, e planear como um verdadeiro motorista.
"A tecnologia de automatização básica para o ANITA está pronta. Para o seu aperfeiçoamento, vamos agora começar a testá-lo na prática para desenvolver ainda mais o sistema com vista à fiabilidade operacional e valor acrescentado para o futuro utilizador", afirma Frederik Zohm, Membro do Conselho Executivo para a Investigação e Desenvolvimento na MAN Truck & Bus.
Um ano de testes
O programa de testes terá a duração de um ano para verificar se o camião autónomo funciona na realidade como era suposto. Os resultados permitirão introduzir novos desenvolvimentos e a otimização dos procedimentos.
Por motivos de segurança estará sempre presente um motorista a bordo para intervir, caso seja necessários, Os testes intensivos beneficiam não só o desenvolvimento futuro do camião autónomo, mas também a preparação dos terminais para a integração da nova tecnologia.
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"Combinação ferroviária e rodoviária - esta é a solução amiga do ambiente para a logística do futuro. Estamos a trabalhar em conjunto para fazer crescer estes transportes intermodais", afirma Sigrid Nikutta, Membro do Conselho de Administração da Deutsche Bahn, responsável pelo Transporte de Mercadorias e Director Executivo da DB Cargo AG.
"A digitalização e automatização ajudam-nos a tornar as interfaces com o comboio de mercadorias, os processos nos terminais simples e rápidos," acrescenta Sigrid Nikutta.
Nova linguagem de comunicação
Para que o camião autónomo possa desempenhar a sua tarefa de transporte e manuseamento de contentores, deve poder comunicar com a infra-estrutura do depósito DBIS e do terminal DUSS.
Para tal, os cientistas da Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas analisaram os processos, procedimentos e comportamentos existentes de pessoas e máquinas no local, na primeira fase do projeto, e transferiram-nos para um conjunto de regras digitais.
O Deon Digital's Contract Specification Language (CSL) serve como língua comum para a comunicação clara e completa de todos os sistemas envolvidos. O resultado é um sistema completo de planeamento da missão que liga tanto o veículo como os sistemas informáticos do Depósito DBIS e do Terminal DUSS.
Especificamente, isto significa um grande desenvolvimento de software: durante os test drives, a MAN irá analisar o comportamento do veículo. Estas descobertas serão então implementadas passo a passo através de atualizações de software. O sistema autónomo deve ser capaz de cobrir todas as decisões que um condutor toma hoje com base nas suas impressões sensoriais - isto significa nada menos do que substituir as perceções e ações humanas.