A MAN apresentou um camião elétrico com autonomia de até 800 km que deverá ser lançado em 2024 com uma inovadora tecnologia de carregamento em megawatts, desenvolvida pela ABB E-mobility.
A MAN Truck & Bus prevê introduzir um camião elétrico com uma autonomia entre 600 e 800 quilómetros em 2024. Um dos protótipos fez uma aparição especial nas instalações do antigo aeroporto de Berlim Tempelhof, onde decorreu mais uma etapa do Campeonato do Mundial de Fórmula E.
A marca de Munique aproveitou a oportunidade para efetuar a condução em público do protótipo deste camião que já é uma versão de pré-condução na presença do ministro Federal Alemão para o Digital e Transportes, Volker Wissing.
Uma das caraterísticas técnicas deste camião é a sua capacidade de carregamento futuro em megawatts. Nesse sentido, a MAN Truck & Bus estabeleceu uma parceria com a ABB E-Mobility para acelerar a introdução no mercado deste tipo de tecnologia nos próximos três anos.
A solução da ABB E-mobility terá uma capacidade operacional para camiões elétricos de longo curso, que percorram diariamente entre 600 e 800 quilómetros.
A demonstração serviu ainda para sublinhar que a indústria está preparada para implementar novas soluções técnicas e que os legisladores devem estabelecer uma estrutura política para emissões zero no transporte rodoviário.
Infraestruturas de carregamento de alto desempenho
"Precisamos de descarbonizar o transporte rodoviário de mercadorias para alcançar os nossos objetivos climáticos. Para que isto aconteça, estamos a concentrar-nos sobretudo no aumento do mercado de veículos comerciais amigos do ambiente e no desenvolvimento de infraestruturas de carregamento de alto desempenho", afirmou o Ministro Federal do Digital e dos Transportes, Volker Wissing.
"O projeto que decorre de carregamento de alto desempenho, dos camiões elétricos na A2, está a permitir recolher informações importantes. O que é importante agora, é colocar mais camiões elétricos nas estradas rapidamente. A parceria entre a MAN e a ABB mostra que estamos no caminho certo", acrescentou o governante,
LEIA TAMBÉM
Primeiro camião elétrico da MAN em Portugal entregue à TJA
Durante a demonstração com o ministro a bordo do camião elétrico da MAN, Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, sublinhou que "a aceleração da expansão da infra-estrutura de carregamento é a única forma de alcançar a evolução dos transportes e o cumprimento dos objetivos climáticos".
Tecnologia de potência superior a 1000 volts
O CEO da MAN Truck & Bus apontou algumas das vantagens da tecnologia elétrica a bateria nos camiões para um futuro sem carbono: baixos custos operacionais e uma melhor pegada ecológica.
"Como parte do Grupo Traton, já estamos a participar num projeto com parceiros industriais para desenvolver e operar uma rede de carregamento pública de alto desempenho com um objetivo de pelo menos 1700 pontos de carregamento de eletricidade verde em toda a Europa", acrescentou Alexander Vlaskamp.
Para permitir percursos diários de longa distância entre 600 e 800 quilómetros, o camião elétrico da MAN estará preparado para cumprir os requisitos técnicos para futuros sistemas de carregamento em megawatts. Estes últimos vão exigir uma nova tecnologia de potência com mais de 1000 volts, pelo que a segurança elétrica sistémica e a fiabilidade são essenciais com estes níveis de potência e para os casos de utilização previsíveis.
"A ABB E-mobility é o fornecedor ideal para enfrentar estes desafios, uma vez que podemos acelerar significativamente na investigação e desenvolvimento com base nas tecnologias existentes. A nossa ambição é trazer esta nova tecnologia para o mercado dentro de três anos. No passado, essas fases de desenvolvimento demoraram muito mais tempo", disse Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.
Nova norma uniforme
Uma norma vinculativa e uniforme é também crucial para a introdução de tecnologia de carregamento em megawatts.
A Alemanha pretende estabelecer parâmetros de referência nesta área. Atualmente, mais de 20 parceiros da indústria e da ciência, incluindo a MAN e a ABB, trabalham no projeto de carregamento de alto desempenho (conhecido como "HoLa" em alemão), que é financiado pelo governo alemão e é o primeiro projeto de carregamento em megawatts.
Dois pontos de carregamento de alto desempenho com megawatts (MCS) estão a ser construídos em quatro locais ao longo da Auto-estrada A2. O projeto destina-se a servir de base para expansão a nível nacional.