MAN vai fornecer 39 autocarros elétricos a Nuremberga

A VAG Nuremberg adjudicou um total de 39 autocarros elétricos à MAN Truck Truck & Bus, naquela que é, até agora, a maior encomenda de sempre.

A VAG Nuremberg adjudicou um total de 39 autocarros elétricos à MAN Truck Truck & Bus, naquela que é, até agora, a maior encomenda de sempre deste tipo de viaturas com emissões zero.

Após a entrada ao serviço nas cidades de Hamburgo, Munique, Wolfsburgo e Luxemburgo, o MAN Lion's City E também irá assegurar as deslocações dos habitantes de Nuremberga.

O operador de transportes públicos dessa cidade alemã, VAG Nuremberg, encomendou 39 unidades deste autocarro urbano elétrico à MAN Truck & Bus, incluindo 28 articulados com 18 metros de comprimento e 11 standard com 12 metros.

"Estamos muito satisfeitos com esta encomenda da VAG Nuremberg para o fornecimento de 39 dos nossos autocarros elétricos", comenta Rudi Kuchta, diretor da unidade de negócio de autocarros da MAN Truck & Bus. "È a maior encomenda de sempre de autocarros elétricos da MAN, no âmbito de um concurso público. Além disso, também é a primeira adjudicação do nosso autocarro elétrico articulado", acrescenta.

A produção em série dos autocarros elétricos urbanos teve início em outubro de 2020 na fábrica da MAN de Starachowice, na Polónia. Os primeiros veículos que deixaram a linha de montagem foram da versão de 12 metros do MAN Lion´s City E.

A versão articulada começa a ser fabricada no primeiro semestre de 2021. A produção dos primeiros autocarros de 18 metros terá com destino a cidade de Nuremberga.

Capacidade até 88 ou 120 passageiros

O MAN Lion's City 12 E pode transportar até 88 passageiros, enquanto no Lion's City 18 E a lotação pode chegar aos 120 passageiros. A maior capacidade deve-se à otimização dos lugares sentados na traseira, que resulta da eliminação da torre do motor.

O MAN Lion's City está equipado com um motor elétrico no eixo traseiro na versão standard e de dois motores elétricos, no segundo e terceiro eixos, na versão articulada.

Os motores elétricos são alimentados por baterias montadas no tecto, que oferecem uma capacidade de 480 kWh (Lion's City 12 E) e 640 kWh (Lion´s City 18 E). A autonomia anunciada situa-se entre 200 quilómetros e 270 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
MAN Portugal. Liderança nos autocarros pelo terceiro ano consecutivo

As baterias podem ser carregadas no centro de recolha ou com um cabo de carregamento CCS, facilitando a integração do autocarro elétrico nos processos de operação.

Parceria com VAG Nuremberg

Quando estiverem em operação os novos autocarros elétricos, a frota da VAG Nuremberg passará a ser constituída por 200 veículos, incluindo versões diesel, a gás natural, híbridas e elétricas. Do total, 150 unidades terão sido fornecidas pela MAN Truck & Bus.

A VAG Nuremberg e a MAN têm vindo a trabalhar em testes de desenvolvimento. O MAN Lion's City 12 e o Lion's City 18 com tecnologia MAN EfficientHybrid estão atualmente em operação em Nuremberga, ao abrigo de um programa de testes de longa duração. 

"A VAG Nuremberg não só é um bom cliente como também é um parceiro no desenvolvimento da nova geração MAN Lion´s City", explica Rudi Kutcha. Os colaboradores da VAG Nuremberg estiveram envolvidos no desenvolvimento da nova gama na qualidade de grupo de aconselhamento especializado em autocarros urbanos.

"Estamos gratos porque a sua experiência valiosa contribuiu para o desenvolvimento de um autocarros urbano de referência, que agora irá estabelecer novos padrões nas ruas de Nuremberga como autocarro totalmente elétrico", adianta o responsável.