Confronto improvável. Poderá uma pickup bater um superdesportivo?

Pináculo das pickup desportivas norte-americanas, a RAM 1500 TRX Mammoth 1200 Special enfrentou um Ford GT em aceleração e o resultado foi...

Apontada como o pináculo das pickup desportivas norte-americanas, a RAM 1500 TRX Mammoth 1200 tem vindo a medir forças com alguns dos principais desportivos congéneres, com o objectivo de afirmar a sua superioridade. Sendo que, o último adversário teve por nome Ford GT e, ao contrário do que muitos possam pensar, não foram favas contadas!…

Resultado do know-how do departamento de preparação da Hennessey, a RAM 1500 TRX Mammoth 1200 é, sem dúvida, uma pickup muito especial, capaz, inclusivamente e ainda no papel, humilhar muitos super e hiperdesportivos.

A justificar esta certeza, a presença de um V8 6,2 litros turbo totalmente revisto pelo preparador e que, graças à aplicação de um novo super-compressor, novas polias, velas de ignição melhoradas e uma nova configuração da Unidade de Controle do Motor (ECU), passou a conseguir debitar perto de 1120 cv de potência.

Foto: Hennessey Performance YouTube
Foto: Hennessey Performance YouTube

A acompanhar o bloco, uma transmissão automática de origem ZF de oito velocidades, a enviar todo o poder de fogo para as quatro rodas. Opção que, embora garantindo maior capacidade de tracção, também contribui para um peso final que é tudo menos "pluma" - 2.921 kg é quanto a Henessey anuncia para este "Mamute" (Mammoth), ou seja, quase três toneladas!

Quanto ao rival de ocasião, o Ford GT, opta por um bloco V6 EcoBoost biturbo de 3,5 litros e 656 cv, o que significa pouco menos de metade daquilo que o Mammoth anuncia. Ainda que com uma relação potência-peso muito semelhante, já que o superdesportivo da marca da oval não pesa mais do que 1.521 kg.

LEIA TAMBÉM
Hennessey. Revolution é a versão de pista do Venom F5

Colocados frente-a-frente num confronto promovido pela própria Hennessey Performance, embora também com o contributo inestimável do Youtuber automóvel Shmee150 que "forneceu" o seu Ford GT, o embate acabou por revelar uma RAM 1500 TRX Mammoth 1200 bem mais forte e apetrechada do que o superdesportivo estaria à espera. E capaz, inclusivamente, de causar uma surpresa logo na primeira corrida ao longo de um quarto de milha (cerca de 402 metros).

Contudo e uma vez digerida a surpresa, é caso para dizer que a mesa voltou a ficar equilibrada, tornando as diferenças bem mais curtas…

Curioso? Então, tem mesmo de ver o vídeo!…

https://youtu.be/Q8e5lFW7Fnc