A maioria dos portugueses gostaria de adquirir um veículo híbrido ou elétrico e de preferência um SUV, revela um estudo internacional Observador Cetelem Automóvel 2022, realizado em 17 países.
A maioria dos portugueses gostaria de comprar um veículo híbrido ou elétrico, segundo revela o mais recente estudo Observador Cetelem Automóvel 2022. 69% dos automobilistas inquiridos admitem adquirir uma viatura elétrica ou híbrida.
A preocupação com o ambiente e a implementação pelas autoridades de medidas cada vez mais rigorosas para combater as alterações climáticas são os principais factores que levam os inquiridos neste estudo a considerar a compra de um elétrico ou híbrido.
Relativamente às gamas preferidas, os inquiridos preferem claramente a carroçaria SUV. No nosso país, 55% dos proprietários de SUV e 24% dos não proprietários manifestaram interesse nesta tipologia de viatura se comprarem um automóvel no decorrer do próximo ano.
Preferência de 60% dos portugueses
De acordo com o inquérito realizado pela consultora Harris para o Cetelem em 17 países – África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia -, seis em cada dez proprietários de SUV (60%) contam comprar um veículo desta tipologia. Os mais reservados nesta decisão são os belgas e os polacos (49% e 50%).
No que se refere aos não proprietários, o estudo indica que quase um terço dos inquiridos no estudo Observador Cetelem Automóvel 2022 estão dispostos a trocar para um SUV, sendo mais numerosos até do que os automobilistas que pretendem adquirir uma berlina (19%) ou um citadino (18%).
Os entrevistados também responderam que a escolha futura de SUV é maioritariamente elétrica, com 74% dos proprietários desta tipologia de viatura em Portugal e 70% dos não proprietários a confirmarem esta opção. Este valor obtido no nosso país é mais elevado do que a média do estudo (66% e 61%, respetivamente).
As taxas de adesão são superiores na Turquia (88%, 78%), China (83%, 79%), Brasil (82%, 77%) e Itália (77%, 78%), enquanto se revelam baixas na Alemanha (57%,42%), Bélgica (45%,27%) e, particularmente, na França (42%, 37%).
Novas restrições?
Cerca de um terço dos proprietários que participaram no estudo Observador Cetelem Automóvel 2022 consideram que deve haver restrições nas vendas dos SUV a combustão (26% em Portugal, 30% a nível global), assim como 41% dos não proprietários – 32% em Portugal.
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Inquiridos acerca de outras medidas menos drásticas, as respostas indicam que os proprietários nunca estão em maioria para prever medidas restritivas: limite máximo de velocidade, penalizações ecológicas para os SUV com motor a combustão (ambos com 45%) ou uma eventual penalização para os veículos mais pesados (40%). Nestes três pontos, os dados revelam que os não proprietários são ligeiramente maioritários no apoio a medidas restritivas (57%, 54% e 51%).