Ansiosamente aguardado pelos fãs da marca de Züffenhausen, o Porsche Macan EV vai sendo, pouco a pouco, desvendado pelo fabricante. O qual, consciente da importância daquele que será também o primeiro SUV 100% elétrico da marca, acaba de prometer números de respeito!...
A revelação foi feita pelo responsável máximo da Porsche para as motorizações da linha Macan, Antoon Janssen, que, em declarações reproduzidas pela Autocar, anunciou, desde já, que o objectivo da marca é fazer deste Macan EV a proposta mais desportiva do segmento!
Assim e além de utilizar como base a nova plataforma Premium Platform Electric, ou PPE, o primeiro SUV elétrico na oferta da Porsche receberá uma solução de propulsão composta por dois motores elétricos, ou seja, um por eixo.
Embora idêntica à configuração já utilizada no Taycan, esta nova solução, garante Janssen, foi reconfigurada de forma a garantir mais potência e eficiência, nomeadamente, ao optar por uma configuração de imanes em duplo V, além de optar por um semicondutor de carboneto de silício, em detrimento da escolha utilizada no Taycan, em silício.
Segundo a Porsche, a nova solução veio reduzir as perdas de energia na comutação, nos inversores dos motores, permitindo, ao mesmo tempo que as potências a disponibilizar possam chegar aos 611 cv, enquanto o binário pode ultrapassar os 1.000 Nm.
LEIA TAMBÉM
Primeiro marco. Porsche acaba de produzir o seu 100.000 veículo elétrico
Contudo e apesar dos rumores nesse sentido, o mesmo responsável não quis confirmar se, numa situação de utilização de 'overboost', tal como é oferecida no Taycan Turbo S e no qual consegue elevar a potência, ainda que apenas por breves momentos, até aos 761 cv, e o binário até aos 1.049 Nm, será também disponibilizada no Macan EV.
PPE (também) com tracção traseira e novo amortecimento
Ainda sobre as particularidades técnicas, Antoon Janssen revelou que, graças à utilização da PPE, o SUV apresentará a capacidade de desacoplar o motor dianteiro, passando a funcionar como um simples tracção traseira. Algo que permitirá reduzir a resistência ao rolamento e economizar energia.
A par desta vantagem, as potencialidades dinâmicas garantidas por esta arquitectura, com o responsável pelo chassis do Macan, Dominik Hartmann, a confirmar que o SUV contará com um "eixo traseiro de elevado desempenho", com o motor elétrico montado o mais atrás possível, neste caso, como forma de garantir uma distribuição de pesos na ordem dos 48% à frente e 52% atrás. Procurando, assim, maximizar a capacidade de tracção, fruto também da introdução de pneus mais largos.
De resto, o Macan EV será, igualmente, o primeiro Porsche a receber os amortecedores de duas válvulas desenvolvidos pelo fabricante de Zuffenhausen, os quais conseguem elevar o conforto graças a um ajuste independente através do sistema Porsche Active Suspension Management (PASM). Sendo que, a acompanhar esta novidade, uma melhoria, igualmente, no ângulo da direcção, que foi aumentado em 15% face à versão a gasolina, assim como a introdução de um sistema direccional nas rodas traseiras, as quais passam a poder virar até 0,5 graus, quando a velocidades até 80 km/h.
Já as versões de topo, contarão, ainda e segundo a Autocar, com um diferencial de travagem eletrónico no eixo traseiro, de forma a aumentar ainda mais as capacidades de vectorização de binário entre os dois eixos.
Com bateria de 100 kWh… só
Quanto à bateria que servirá o trem de força de elétrico, a Porsche garante, desde já, que o Macan EV apenas utilizará uma solução de iões de lítio de 100 kWh, embora sem revelar se tal opção permitirá garantir, neste modelo, autonomias acima dos 500 quilómetros como acontece com o Taycan, quando equipado com bateria de 93 kWh. Ou, ainda, se, em termos de carregamentos, a potência chegará aos 270 KW, conforme já se verifica noutros modelos com este mesma PPE de 800V.
Ainda assim, o responsável pelas motorizações na gama Macan não deixou de avançar que, graças aos desenvolvimento de hardware e software, esta bateria conseguirá responder a carregadores de 400V, como é o caso das wallboxes, graças a uma espécie de divisão da própria bateria em duas, aquando no carregamento. Algo que, explica Janssen, contribui para aumentar a velocidade de carregamento, embora sem avançar números.
Finalmente, o mesmo responsável revela, ainda, que a nova caixa da bateria poder ser aumentada para acomodar mais células, levando, desde logo, a um aumento da autonomia, sendo que, para já, o Macan EV contabiliza um total de 12 células prismáticas. Número que, no entanto e por exemplo, no futuro Cayenne EV, poderá, claramente, aumentar, fazendo com que exiba uma capacidade de bateria capaz de rivalizar com o anunciado pelo Mercedes-Benz EQS SUV.
Apenas para 2024
A terminar, recordar, apenas, que, embora inicialmente previsto para 2023, problemas de desenvolvimento de software na tecnológica do grupo Volkswagen, a Cariad, levaram já a Porsche a adiar oficialmente o lançamento do Macan EV para 2024.
No entanto e enquanto o momento não chega, o fabricante de Zuffenhausen também não pára e tem já em desenvolvimento a futura versão 100% elétrica do seu modelo de entrada, o 718 Boxster. Neste caso, apenas para 2025.