Por estes dias apontado como o elétrico a abater, o Tesla Model 3 acaba de ganhar novo rival. Batizado de Luxeed, trata-se de uma criação conjunta das chinesas Huawei e Chery, com promessa declarada de muita tecnologia de ponta.
Berlina 100% elétrica que integra os conhecimentos de dois dos maiores gigantes da indústria chinesa, a tecnológica Huawei e o fabricante automóvel Chery, este Luxeed, que para já apenas é conhecido pelo nome de código EH3, foi mostrado, pela primeira vez, através da rede social chinesa Weibo. E, mais concretamente, numa publicação do principal responsável pelo departamento BU da Huawei, encarregue pelo desenvolvimento de soluções inteligentes para a área automóvel, Yu Chengdong.
Descrito como "coupé elétrico puro", cujo lançamento, para já, no mercado chinês, deverá ter lugar nos próximos meses, o modelo mostra um posicionamento ambiciosamente premium, de ombros largos e imagem moderna, para a qual contribui, por exemplo, a extensa barra em LED que atravessa uma frente sem qualquer grelha frontal.
No entanto, mais importante do que qualquer atributo estético, é, sem dúvida, a promessa de que o Luxeed será o primeiro automóvel a beneficiar do novo software HarmonyOS 4 da Huawei, e que foi detalhado na passada sexta-feira, durante a Huawei Developers Conference 2023. Prometendo, entre outras mais-valias, melhores e mais avançados recursos de conectividade, especialmente quanto combinado com os smartphones e smartwatches da tecnológica chinesa.
LEIA TAMBÉM
Huawei fornece tecnologia 4G para 30 milhões de veículos do Volkswagen Group
Embora ainda sem confirmação oficial, os rumores já surgidos referem, ainda, que o Luxeed beneficiará da arquitectura E0X, que também será utilizada pelos EV premium da Chery, Exeed Sterra ES e ET premium. O que também significa que os modelos utilizarão uma bateria da também chinesa CATL, a prometer cerca de 700 km de autonomia, assim como uma configuração de dois motores elétricos.
Já em termos de segurança, o modelo promete recorrer à nova tecnologia de condução autónoma e inteligente da Huawei, denominada ADS 2.0, e que recorre a um LiDAR montado no tejadilho, 11 câmaras de alta definição, 12 radares ultrassónicos, e radares de três ondas milimétricas.
Ainda para 2023… e mais barato que o Model 3
Ainda segundo Yu Chengdong, o Luxeed deverá chegar ao mercado chinês durante o terceiro trimestre de 2023. Sendo que, embora ainda sem confirmação oficial, as notícias já surgidas colocam a hipótese da berlina 100% elétrica poder ser oficialmente apresentada durante o próximo Salão Automóvel de Chengdu, cujas portas abrem a 25 de agosto.
De resto, o site Car News China avança, igualmente, que o modelo poderá ter um preço inicial na ordem dos 200 mil yuan, qualquer coisa como 25 mil euros. O que, a confirmar-se, torná-lo-á mais barato que o Model 3...