Iniciada a entrega das primeiras unidades aos clientes norte-americanos, em novembro último, a jovem Lucid Motors começa já a olhar mais além. Mais concretamente, para a introdução do Air nos mercados da Europa, Médio Oriente e China, já em 2022.
Apesar de um arranque de produção que acabou sofrendo vários atrasos, o mesmo acontecendo com a entrega dos primeiros sedans de luxo Air a clientes norte-americanos, a jovem marca automóvel Lucid Motors permanece decidida a não ficar dentro das fronteiras americanas. Mas a avançar, desde já, para a internacionalização.
A divulgação dos planos foi feita pela própria empresa, através de um post na rede social Twitter, e em resposta a uma questão colocada por um interessado, que tentava saber se a Lucid Motors ponderava vir a vender os seus carros, no Reino Unido.
"A expansão para os mercados europeus terá início ainda este ano [de 2022].", garantiu a marca norte-americana, num post publicado na sua conta oficial. Pedindo, em seguida, ao interlocutor, para que se mantenha "atento à divulgação de futuras informações sobre o seu mercado".
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Apesar das incertezas, a verdade é que, a partir do momento em que começou a entregar os seus primeiros sedans, a Lucid Motors viu a cotação das suas acções disparar. Situação que, no entanto, acabou sofrendo uma forte contrariedade, na sequência da notícia de que a Lucid estaria num lote de fabricantes de automóveis eléctricos, como a Lordstown Motors e a Nikola, sob investigação da Comissão de Valores Mobiliário dos Estados Unidos da América.
No caso da empresa de Newark, devido a um suposto acordo de fusão com a Churchill Capital.
Lucid Motor com 17.000 reservas e ainda sem a Europa
Ainda assim e apesar destes ataques, notícias provenientes da própria empresa garantem que a Lucid Motors possuía, em novembro, mais de 17.000 reservas. Das quais, 4.000 haviam sido feitas durante o terceiro trimestre de 2021.
De resto, a fábrica apoiada pela Arábia Saudita onde a Lucid produz o Air, deverá conseguir atingir uma cadência de 20.000 unidades por ano, já em 2022, também como forma de responder à crescente procura. E que deverá crescer ainda mais com a presença nos mercados europeus, já este ano. A que seguirá o lançamento na China, supostamente, em 2023.
No entanto e falando apenas da Europa, todos os dados apontam no sentido de que a procura por veículos elétricos cresça exponencialmente nos próximos anos, sendo que a Lucid Motors deverá tentar não só recuperar do atraso que já tem para a rival Tesla, mas também fazer frente à oferta crescente da parte dos construtores europeus, neste domínio.