Compêndio de tecnologia. Lucid Air conta com LiDAR, 14 câmaras e 32 sensores

Rival assumida da Tesla, a Lucid Motors apresentou o seu pacote de tecnologias de apoio à condução, rival do AutoPilot: o DreamDrive.

Rival directo e assumido da também norte-americana Tesla, o fabricante de automóveis 100% elétricos Lucid Motors prepara a sua estreia no mercado, com a promessa de suplantar a rival, também no que à tecnologia de condução semi-autónoma diz respeito. Como? Fazendo do seu modelo inaugural, Air, uma autêntica montra tecnológica sobre rodas, graças à inclusão do agora apresentado DreamDrive!

A revelação foi feita pela própria Lucid Motors, naquela que foi a apresentação, também, da tecnologia com que pretende suplantar o sistema de condução semi-autónoma da Tesla, AutoPilot. E que a jovem empresa de Newark pensa disponibilizar, desde o início, no seu modelos 100% elétrico de estreia, Air.

Assim e segundo anunciou a marca de Newark, o pacote de tecnologias avançadas de assistência ao condutor DreamDrive deverá, desde logo, conseguir manter o carro no centro da faixa, sem qualquer intervenção do condutor. Assim como e através do recurso ao sistema de controle de cruzeiro adaptativo, manter a distância para o carro da frente.

Graças ao DreamDrive, a Lucid Motors promete tornar o Air uma referência em termos de tecnologia

Fora da estrada, o sistema deverá ser capaz, por exemplo, de estacionar o veículo, seja paralela ou perpendicularmente, com a Lucid a destacar ainda que, embora nenhum destes atributos possa ser considerado uma novidade, o DreamDrive mostrar-se-á muito mais intuitivo e fácil de utilizar.

LEIA TAMBÉM
Sem condutor ao volante. AutoPilot pode ser enganado, diz Consumer Reports

No entanto, as mais-valias não se ficam por aqui, já que a empresa garante, igualmente, que o pacote de tecnologias ajudará a resolver, também, o problema da desatenção, ou excesso de confiança na tecnologia, da parte do condutor. Recorrendo, para isso e inclusivamente, ao sistema de som de 21 saídas de som, como forma de alertar o condutor de potenciais perigos que surjam.

Equipado com uma enormidade de sensores, câmaras e afins, o Lucid Air promete, também, uma segurança sem precedentes
Equipado com uma enormidade de sensores, câmaras e afins, o Lucid Air promete, também, uma segurança sem precedentes

Ainda assim, mais impressionante do que as funcionalidades já reveladas, é, sem dúvida, a extensa lista de tecnologias que o Lucid Air promete exibir e da qual fazem parte 32 sensores de bordo, 14 câmaras, cinco unidades de radar, além de um número não descriminado de sensores LiDAR. Tecnologias que, por outro lado, levam igualmente a acreditar que o sedan 100% elétrico possa vir a anunciar, com o passar do tempo, muitos outros e ainda mais impressionantes, atributos.

Aliás, anunciado, desde já, foi, igualmente, que o Lucid Air surgirá no mercado com aquilo que a marca designa como "Anel Ethernet". Solução tecnológica que mantém todos os sensores, localizados nos quatro cantos do carro, conectados entre si. E que, graças à capacidade do sistema de enviar informações à velocidade do Gigabit, garante, em termos de segurança, uma "redundância sem precedentes", relativamente a sistemas importantes como a direcção, travagem, sensores, potência e vários outros aspectos.

https://youtu.be/MTbL0-t8xDk

Finalmente, a Lucid Motors recorda, ainda, que, fruto da presença de todos estes sensores, o Air não necessitará de atualizações de hardware, mas apenas uploads de software 'Over The Air' (OTA). Nomeadamente, a partir do momento em que funcionalidades mais avançadas, como a assistência à mudança de faixa ou, eventualmente, o 'Highway Pilot', estiverem disponíveis. Esta última, uma tecnologia que, refere o fabricante, será sinónimo de "direcção automatizada e sem necessidade de atenção ou intervenção humana".

A terminar, recordar, apenas, que a Lucid Motors já deu início, no passado mês de setembro, à produção do seu modelo de estreia, Air, embora e para já, apenas para o mercado norte-americano. Sendo embora certo que a Europa será a seguir...