Lucid Motors dá um "Air" da sua graça

Air é nome do novo sedan elétrico da Lucid Motors, que pretende rivalizar com o Tesla Model S ao apresentar uma autonomia e performances ao nível daquele que é ganhou fama como "o Prius dos Famosos". [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/020a12_1c28cfb136b0413d8cf01d1f2a4faf3cmv2_d_2646_1625_s_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/020a12_43aae55ff8b04c5daff45f1c3a65c22amv2_d_4000_2003_s_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/020a12_565c4791f46c450d9aa1a7fc6d1c5cdamv2_d_2688_1276_s_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/020a12_1386ff48a2994ccdb94af60f8ab0feedmv2_d_3600_1979_s_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/020a12_a2015e9a4e8248c8b647f9508436f8femv2_d_2732_1486_s_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/020a12_c2f3ada78c5b4d27bf3e06e058ff9d67mv2_d_3600_2250_s_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/020a12_d204e894d98a4668948b1e4b47e6ed48mv2_d_3733_2333_s_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/car-page-hero.jpg] Foi já apresentado pela Lucid Motors, marca que nasceu da Atieva, um novo sedan elétrico com 640km de autonomia e 1000CV de potência. Pretendendo rivalizar com o Tesla Model S no mercado de modelos de emissões 0, o Lucid Motors Air aponta igualmente a mira aos "players tradicionais", procurando também ser um adversário de respeito para veículos com motores de combustão como o BMW Série 7 e o Mercedes Classe S. A produção do modelo vai arrancar dentro de dois anos no Arizona, e este sedan deve chegar ao mercado americano com um preço perto dos 100000 dólares, embora futuramente a Lucid Motors pretenda apresentar um segundo modelo por valores mais acessíveis. Para alcançar uma bastante agradável autonomia de 640km, o Air será o automóvel com o maior pack de baterias, com uma capacidade de 130kWh, superior aos 100kWh da versão de topo P100D do Model S. O modelo conta com tração integral obtida através da colocação de motores elétricos com 600CV na dianteira e retaguarda, com a marca a destacar a organização da mecânica como um trunfo. O propulsor da frente surge agrupado juntamente com a suspensão e sistema de ventilação e ar condicionado, enquanto na traseira foi integrado juntamente com a transmissão e a suspensão. Segundo explica a Lucid Motors, isto permitiu colocar os componentes mais próximos das extremidades, potenciando o aumento das áreas interiores. A conjugação dos dois motores elétricos oferece ao Air uma potência de 1000CV, e a aceleração até aos 100 km/h será cumprida em apenas 2,5 segundos, um registo similar ao do rival Tesla Model S. A introdução de capacidades de condução autónoma é uma das capacidades destacadas pela marca, que para tal dotou o modelo de uma combinação de câmaras, radares de curto e longo alcance e sensores LIDAR. Repleto de tecnologia, como demonstrado pelo habitáculo onde surgem diversos comandos táteis e um cockpit digital, o Air da Lucid Motors vai também contar com evoluídos comandos vocais, reforçando assim a interação entre automóvel e condutor e facilitando a execução de ordens.