Rival directa e assumida da Tesla, a também elétrica Lucid Motors acelera já a produção do seu modelo de estreia, concorrente directo do Model S, de nome Air. Processo do qual acaba de divulgar um curto vídeo, mostrando a forma como é montada cada uma das unidades, na sua fábrica no Arizona, EUA.
Anunciado como uma berlina de luxo 100% elétrica, capaz de garantir autonomias, com uma só carga, que poderão chegar aos 830 quilómetros, segundo o próprio fabricante, o Lucid Motors Air encontra-se já em comercialização, nos Estados Unidos da América. Existindo, também, a intenção, da parte do jovem fabricante, de lançar o modelo na Europa, talvez ainda durante este ano de 2021, ou, o mais tardar, em 2022.
No entanto e enquanto o momento da entrega das primeiras unidades, aos futuros proprietários, não chega, os responsáveis da marca norte-americana fundada em 2007 e sedeada em Newark, na Califórnia, dá a conhecer a forma como produz o seu modelo de estreia, Air, nas linhas de montagem da sua fábrica em Casa Grande, no estado norte-americano do Arizona.
Concluída apenas em novembro última, esta infraestrutura foi baptizada de AMP-1, sinónimo de Advanced Manufacturing Plant, ou Fábrica de Manufaturação Avançada, em português. Registando, contudo, uma capacidade de produção de apenas 34 mil unidades por ano.
De resto, no vídeo agora divulgado, é possível assistir a várias etapas da produção do Lucid Air, inclusive, a forma como os operários da marca montam grandes partes do automóvel manualmente, como é o caso do interior ou ainda da acoplagem do sistema de transmissão, na estrutura.
LEIA TAMBÉM
Lucid Air chega à Europa no final de 2021 ou em 2022? Eis a questão…
Já no final do vídeo, é ainda possível assistir às verificações feitas pelo controlo de qualidade, antes de cada uma das unidades, receber o "obrigatório" ok.
Recorde-se que este ano tem sido particularmente ativo para a Lucid Motors, desde logo, devido ao facto da empresa aberto o seu capital, através de uma fusão com a empresa de aquisições Churchill Capital IV.
Entretanto e depois de ter, inicialmente, agendado as primeiras entregas do seu modelo topo de gama Air, para o segundo quadrimestre de 2021, a empresa informou já que tal só será possível fazer na segunda metade do ano e lá mais para o final.
Fruto desta decisão, os clientes que decidiram assegurar uma unidade da versão especial de lançamento Lucid Air Dream Edition, pela qual tiveram de pagar mais de 144 mil euros, ainda antes do modelo ser elegível para a ajuda federal no valor de 6.394,73€, vão, assim, ter de esperar um pouco mais.
Facto que, ainda assim, acrescente-se, não impediu que toda a produção desta série especial esteja já vendida...