Depois da berlina de luxo Air, a Lucid Motors acaba de apresentar o segundo modelo da sua ainda curta história, o Gravity. Um SUV elétrico que se anuncia rival directo do Tesla Model X, com mais de 700 cv de autonomia, e ainda para 2024. Nos EUA, pelo menos.
Apresentado como um SUV com três filas de bancos e muito espaço, o Gravity anuncia-se, também, como o modelo que estreará a nova geração de motores elétricos da Lucid Motors, capaz de, entre outros atributos, garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, assim como rebocar até 2.722 kg e transportar até 680 kg de carga.
De resto e embora o jovem fabricante de automóveis elétricos tenha optado por não revelar, para já, detalhes sobre a capacidade da bateria escolhida, prometido fica de que esta terá metade do tamanho dos concorrentes e garantirá autonomias na ordem dos 708 km. Valor claramente acima daquilo que promete, por exemplo, o Tesla Model X, que neste momento anuncia como autonomia os 560 km.
LEIA TAMBÉM
SUV de sete lugares. Lucid Gravity é o modelo que se segue
Também a ajudar o novo Lucid, não apenas um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,24, o mesmo do Model X, como uma arquitectura elétrica de 900V, a qual permitirá ao Gravity recuperar até 322 km, com apenas de 15 minutos de ligação à corrente.
Passando ao habitáculo, a promessa de um ambiente premium e de alta tecnologia, com a Lucid a garantir ainda que o SUV conseguirá oferecer uma capacidade de carga máxima de 3.171 litros, uma vez rebatidos as duas últimas filas de bancos, enquanto o Model X fica-se pelos 2.314 litros. Tudo isto, sem abdicar de um excelente espaço para as pernas, mesmo para os passageiros da terceira fila, enquanto os ocupantes da segunda fila beneficiarão de bancos deslizantes e com mesas de avião.
Aliás, o condutor também será brindado com equipamentos de luxo, a par da última tecnologia de infoentretenimento da Lucid e que tem como peça central um ecrã OLED curvo de 34 polegadas, que começa no centro do tablier. Isto, ao mesmo tempo que, na ligação ao solo, surge uma inovadora suspensão, que, além de permitir ajustar a altura ao solo, possui ainda um modo Zero Gravity, que adapta automaticamente a resposta do veículo ao piso à sua frente.
Para o final de 2024
Tal como o Air, o Lucid Gravity tem chegada prevista, primeiro, ao mercado norte-americano, no final de 2024, e com um preço de referência de 80 000 dólares, perto de 74 mil euros, e que é bastante semelhante ao do Model X nos EUA. Isto apesar de oferecer mais espaço e autonomia.
Quanto à Europa, é expectável que, tal como já acontece com a berlina elétrica de luxo, venha a ser comercializado no Velho Continente, embora e para já, não exista qualquer previsão quanto à data de chegada.