Depois de ter sido criado com o objectivo declarado de mostrar ao novo Tesla Model S Plaid que não é o elétrico mais rápido do mercado, o Lucid Air Sapphire não quis deixar de comprovar, em ambiente real, esta certeza. Sendo que, a caminho do quarto de milha, decidiu desafiar ainda o "combustão" Bugatti Chiron Pur Sport!...
Única versão da berlina de estreia da start-up automóvel norte-americana com um sistema de propulsão composto por três motores elétricos, o Lucid Air Sapphire é uma versão limitada do modelo de estreia da Lucid Motors, capaz de anunciar uma potência combinada de 1.200 cv, a par de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 96,5 km/h em menos de 2,0s. Isto, ao mesmo tempo que promete uma velocidade máxima de 321,8 km/h.
São, de resto, estes mesmo atributos que acabaram permitindo ao Air Sapphire desafiar, desde o seu lançamento - na verdade, as primeiras unidades, com destino apenas aos mercados dos EUA e Canadá, só começarão a ser entregues a clientes em 2023 -, aquele que é também o Tesla mais potente e rápido em comercialização: o Model S Plaid. Uma berlina elétrica com uma potência anunciada de 1.020 cv e capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,1s, assim como atingir os 300 km/h - a versão europeia, já que a norte-americana fica-se, à partida e segundo os dados oficiais, pelos 262 km/h...
Conhecedor não só desta diferença de atributos, mas também e principalmente da rivalidade que já existe entre os dois fabricantes nortre-americanos, acabou sendo um youtuber, Jason Cammisa, que, através do canal Hagerty, conseguiu colocar frente-a-frente as duas versões mais extremas, tanto da Lucid Motors, como da Tesla Motors. Sendo que, numa corrida de aceleração a fundo ao longo de um quarto de milha (pouco mais de 402 metros), aproveitou para introduzir ainda na contenda, um dos hiperdesportivos de combustão mais velozes da atualidade, a anunciar a potência mais alta dos três - 1.500 cv! -, mas também capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,3s - o Bugatti Chiron Pur Sport.
LEIA TAMBÉM
Goodwood. Lucid Air foi o carro de produção mais rápido na famosa rampa
Perante a dimensão alardeada por tais contendores, acreditamos que a vontade do leitor seja a de seguir, de imediato, para o vídeo que nós, aqui, respeitosamente, reproduzimos. Embora também valha a pena referir aquela que poderá ser a "cereja" no topo deste promissor "bolo" - a par do confronto entre os três automóveis, a Hagerty decidiu testar ainda o Lucid Air Sapphire contra uma mota, a Ducati Panigale V4 SP2 equipada com um V4 de 210 cv.
A pergunta é: será que chegou para vencer? Para saber isso, o melhor é, mesmo, ver o vídeo...