Quatro anos depois de ter dado a conhecer o protótipo, a norte-americana Lucid Motors acaba de apresentar a versão de produção daquele que será o seu modelo de estreia, o Air. Uma berlina de luxo 100% elétrica, com comercialização, nesta fase inicial, prevista apenas para EUA, mas também com uma autonomia a prometer ultrapassar as atuais referências, Tesla e Porsche.
Anunciando um estética exterior ainda hoje algo futurista, o Lucid Air apresenta-se com uma bateria de 113 kWh, a apoiar dois motores elétricos, a proporcionarem, em conjunto, 1.095 cv de potência. Valor que, na versão de topo Dream Edition, lhe permite acelerar dos 0 aos 96 km/h em apenas 2,5 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima de 270 km/h.
De resto e a par da versão de topo, a Lucid Motors prevê disponibilizar mais três variantes: Air, Air Touring e Air Grand Touring. Este último, igualmente com dois motores elétricos, mas a debitarem apenas 811 cv, e a garantirem uma aceleração dos 0 aos 96 km/h em 3,0 segundos. Sendo que a velocidade máxima fica-se pelos 214 km/h.
A marca californiana anuncia, ainda, para esta versão Grand Touring, uma autonomia 100% elétrica de 832 quilómetros, quando equipado com jantes AeroRange de 19" e respectivos pneus. Autonomia a que, diga-se, por exemplo, a Dream Edition, mais focada na performance, não alcança, ficando "apenas" pelos 748 quilómetros. Isto, com jantes AeroDream de 21", já que, caso a opção passe por rodas de dimensões mais estreitas, o valor sobe para 809,5 km.
Quanto à versão Air Touring, anuncia uma potência de 629 cv, capaz de garantir uma aceleração até aos 96 km/h em 3,2 segundos, assim como uma velocidade máxima anunciada de 197,9 km/h. Sendo que, em termos de autonomia com uma só carga, a Lucid fala em 653 km, já com as referidas jantes de 19".
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Finalmente, a versão base, Air, anuncia como principais qualidades uma autonomia de 482 quilómetros, que pode ser reposta em apenas 20 minutos de carga. Já que, garante a Lucid, o modelo tem uma capacidade de repor cerca de 32 km de autonomia, por cada minuto em carga.
Interior futurista
Passando ao habitáculo, o modelo de produção confirma as promessas de um interior igualmente futurista, a procurar maximizar o aproveitamento do espaço, a somar a um cockpit com vidro curvo de 34" e um ecrã de 5K, que parece flutuar acima do tablier.
Já as funções principais, são accionáveis através de um ecrã de alta definição parte do sistema de infoentretenimento, que a Lucid designa de "Painel Piloto". E que também pode ser integrado no tablier quando não em uso, passando a oferecer, dessa forma, um generoso alçapão para arrumação.
No início da comercialização, o Lucid Air será proposto com bancos traseiros para três adultos, embora a marca tenha já previsto disponibilizar, lá mais para a frente, uma segunda configuração, com dois bancos executivos traseiros, com uma capacidade de reclinação até 55 graus.
Oferecendo a mesma solução de pára-brisas da Tesla, que pode ser prolongado para cima, além de um generoso tejadilho em vidro por cima dos bancos traseiros, o Air conta ainda com a assistente virtual da Amazon, Alexa, assim como com tecnologia que lhe permite atualizar todo o software via wireless.
Passando à segurança activa, a Lucid afirma ter criado um pacote de tecnologias inteligentes de assistência à condução, denominado DreamDrive, o qual, recorrendo a 32 diferentes tipos de sensores, incluindo um sistema LIDAR de alta definição a funcionar em conjunto com a navegação, permite oferecer Nível 2 e Nível 3 de condução autónoma.
A partir de 74 mil euros
Para já com preços apenas para o mercado interno, ou seja, os EUA, o Lucid Air apresenta-se, na versão Touring, com valores a partir de 87 500 dólares, pouco mais de 74 mil euros, com as primeiras unidades a chegarem já no final de 2021.
Para 2022, fica a versão base Lucid Air, com um preço anunciado e já com os descontos estatais para carros elétricos, de 72 500 dólares. Ou seja, perto de 61 500 euros.