Com nova função "RangeXchange". Lucid Air até carrega um Tesla!

Hoje em dia uma tecnologia já presente nalgumas propostas, o Lucid Air consegue fornecer energia, inclusive, a outros elétricos!

Hoje em dia uma tecnologia já presente nalgumas propostas e que permite ao veículo elétrico fornecer energia a pequenos equipamentos elétricos, esta funcionalidade acaba de ser elevada a um novo patamar, pela Lucid Motors. Mais concretamente, ao permitir, ao Lucid Air, fornecer energia, inclusive, a outros elétricos!

A função, que a jovem tecnológica norte-americana acaba de desbloquear para o seu modelo de estreia, a berlina elétrica de luxo Air, tem o nome de 'RangeXchange' e, também segundo explica o fabricante, permite ao modelo funcionar como uma espécie de "jerrican" (é mesmo este o termo utilizado...) para outros veículos elétricos (EV) que tenham ficado sem energia.

O Lucid Air é uma berlina elétrica de luxo com predicados verdadeiramente impressionantes
O Lucid Air é uma berlina elétrica de luxo com predicados verdadeiramente impressionantes

Disponível, para já, apenas no mercado americano, os proprietários de um Air que pretendam aproveitar, assim, o 'Wunderbox' (nome da tecnologia de carregamento bidirecional desenvolvida pela Lucid Motors, e que, de resto, já equipa os seus carros), apenas têm de comprar um adaptador e cabo específico, com duas entradas, e atualizar o veículo com o software mais recente.

Quanto às limitações em termos de fornecimento de energia, a marca norte-americana praticamente descarta tal possibilidade, recordando que o Air é capaz de fornecer uma potência estabilizada de até 9,6 kW, a qualquer outro elétrico ou equipamento. O que, mesmo com as diferenças tecnológicas entre EV que estão no mercado, deverá ser suficiente para, numa hora de ligação, o outro elétrico possa recuperar energia suficiente para fazer mais 24 a 40 milhas, ou seja, entre 38 a 64 km. O que deverá permitir-lhe chegar ao próximo ponto de carregamento, onde poderá, então, sim, recarregar por completo as baterias!

LEIA TAMBÉM
"Um monstro!". Lucid Air Sapphire é o rival que os hiperdesportivos temem

"Estou muito satisfeito que a Lucid continue a inovar, desta feita, graças à nossa fusão integrada de software e hardware", comentou o CEO da Lucid, Peter Rawlinson. Defendendo que, "o RangeXchange é um pequeno passo para melhorar ainda mais a utilização no dia-a-dia do veículo elétrico."

Já o engenheiro-chefe da Lucid Motors, Erich Bach, destacou as inúmeras vantagens desta tecnologia e que vão, "desde dar energia a outros EV, algo que passa a ser possível a partir de hoje, com o RangeXchange, até aplicações futuras como é o caso da reserva de uma parte da energia no veículo, para fornecer à habitação, da optimização do tempo de uso (TOU) ou do fornecimento de energia do veículo à rede (V2G)". Tudo soluções que demonstram que "a tecnologia de carregamento bidireccional patenteada pela Lucid Motors tem o potencial de melhorar significativamente a vida dos nossos clientes", concluiu.

Um Lucid Air a dar energia a um Tesla?! Parece que sim, caro leitor, parece que sim...
Um Lucid Air a dar energia a um Tesla?! Parece que sim, caro leitor, parece que sim...

De resto e no caso de veículos elétricos, a marca norte-americana garante que nem mesmo as diferenças na potência de carregamento que os veículos elétricos hoje em dia apresentam e que, por vezes, limita a utilização de determinadas tomadas, é um problema para o Air.

Pelo contrário, a Lucid garante que o seu elétrico é capaz de carregar a bateria de qualquer rival ou concorrente; até a de um Tesla! Sendo que, a demonstrá-lo, a escolha, precisamente, de um modelo da rival de Austin, para figurar na imagem de promoção desta nova funcionalidade...