Continua a guerra elétrica. Depois do anúncio da maior autonomia do mercado, a californiana Lucid Motors acaba de lançar mais uma farpa à rival Tesla, ao anunciar, com pompa e circunstância, que o seu modelo de estreia, Lucid Air, "vai ser o veículo elétrico de carregamento mais rápido, alguma vez surgido no mercado".
Numa altura em que a apresentação da proposta inaugural da Lucid, o Air, está já agendada para o próximo dia 9 de setembro, a tecnológica americana assegura que, com a arquitectura elétrica Air 900+, baterias com células de iões de lítio, e um avançado sistema de gestão de refrigeramento do pack de baterias, será possível carregar as baterias a uma média de 32 quilómetros, por minuto. Isto, com recurso a um fluxo de energia de mais de 300 kw.
Tomando em linha de conta a arquitectura já conhecida, tal significa que o Lucid Air consegue carregar as suas baterias com energia suficiente para 482 km, em apenas 20 minutos, em carga.
De resto, a Lucid Motors anunciou já, também, a celebração de uma parceria com a empresa Electrify America, ao abrigo da qual o fabricante californiano promete oferecer três anos de carregamentos na rede deste fornecedor, incluindo, os futuros postos com potência até 350 kW.
Os proprietários de veículos Lucid vão poder, inclusivamente, encontrar, de forma fácil, e confirmar, em tempo real, a disponibilidade, destes postos de carregamento.
Como solução residencial, o fabricante californiano desenvolveu a Lucid Connecting Home Charging Station, solução bi-direccional que permite, por exemplo, aos proprietários dos veículos da marca, utilizá-los, para fornecerem energia à rede de casa.
A ajudar a esta faculdade, o facto do Lucid Air utilizar o conector universal CCS, além de contar, a bordo, com um carregador AC de 19.2 kW.
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Em declarações divulgadas através de comunicado, o vice-presidente da Lucid Motors para a Engenharia de Hardware, Eric Bach, recordou que a "desenhámos, de base, todos os aspectos do Lucid Air e da sua plataforma, de forma a ser hiper-eficiente, desde os motores à aerodinâmica, e a verdade é que conseguimos atingir várias novas metas com os nossos esforços, incluíndo a mais alta autonomia elétrica, estimada em cerca de 517 milhas (mais de 813 km), segundo os pârametros EPA".
"Com a nossa inovadora arquitectura elétrica 900V+ e a Wunderbox, conseguimos aumentar significativamente a velocidade de energia que é inserida, partilhada, e até retirada do veículo, tornando a nossa tecnologia de carregamento, a mais rápida do mercado, além de com recursos de carregamentos prontos para o futuro", concluiu o mesmo responsável.